Prefeitura de Araquari

Lucas Koehler
[email protected]

Nesta terça-feira, 5, Araquari completa 146 anos e entre as celebrações está o fato da economia não depender de setores específicos. O município abriga empresas das áreas de metal mecânico, plástico automotivo, caixas d’água e de tubos e conexões, entre outras.

O prefeito Clenilton Pereira (PSDB) destaca os investimentos da cidade em infraestrutura, como as obras na estrada geral João Luiz Filho e a do Ponto Alto, além de outras diversas ruas do município. Ele ainda fala do turismo na região, citando o parque da cidade e o desejo de construir uma “rua Coberta”.

Atualmente, a principal arrecadação de Araquari vem por meio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com destaque para a presença da BMW na cidade. A empresa representa 26% da arrecadação deste tributo no município, que se soma com a fatia de outros empreendimentos.

Recentemente, a prefeitura atualizou questões relacionadas ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), com reajuste total de até 40%, porém, o aumento deverá ser de 5% ao ano. “Ter impostos que possam acompanhar o crescimento, gerando desenvolvimento”, analisa o prefeito.

Cidade de Araquari | Foto: Prefeitura de Araquari

Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araquari (Aciaa), Londry Turra, os números trazem desafios para a região, com destaque para a área social. Ele cita a população de 55 mil habitantes de Araquari e a probabilidade do número dobrar em sete anos.

Londry aponta que o fluxo migratório de pessoas com salários menores aumenta a demanda em serviços de atendimento, como educação, saúde e assistência social. Anualmente, de acordo com ele, 400 crianças entram no sistema de saúde e ensino municipal da cidade. “É um desafio entregar esses serviços com qualidade à população”, afirma.

Relação com as empresas

O prefeito de Araquari sinaliza que a cidade se torna forte economicamente pela rapidez no processo de implantação de empresas que querem se instalar na cidade. “Todas são muito bem-vindas aqui, tratamos com muito respeito, gerando emprego, renda e mais qualidade de vida”, destaca.

O prefeito diz que há espaço para todos os segmentos, incluindo as pequenas e médias empresas, porém, a BMW é a principal referência da região. “Não é só uma empresa, mas uma ‘grife’ que coloca Araquari em todos os lugares do Brasil e até do mundo”, ressalta.

Primeiro veículo fabricado na BMW, em Araquari | Foto: Bruno Mooca/Divulgação

Hoje, o município é 13º PIB de Santa Catarina, na frente de cidades como Tubarão, Rio do Sul, Concórdia e Navegantes, que possui porto e aeroporto. “Temos feito investimentos de maneira mais variada possível”, pontua.

Expectativas

Para o futuro, o prefeito de Araquari diz estar convicto que novas empresas devem se instalar na cidade. Além disso, ele cita novos loteamentos, condomínios residenciais e industriais. “Trazem demandas, mas também desenvolvimento, emprego e renda”, comenta.

Clenilton ainda fala sobre ter expectativa na duplicação da BR-280, que liga a cidade às praias de Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul, por exemplo. “É um sonho que a gente tem de ver duplicado. É mais um salto no desenvolvimento da nossa região”, analisa.

Já Londry Turra, presidente da Aciaa, diz querer que as empresas continuem procurando Araquari como destino dos empreendimentos. “Nos deixa orgulhosos e gratos”, finaliza.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube