Arcebispo de Joinville vai se encontrar com o Papa Leão XIV em Roma
Cerimônia de entrega do pálio acontece no mês de junho
Cerimônia de entrega do pálio acontece no mês de junho
O arcebispo da Arquidiocese de Joinville, Dom Francisco Carlos Bach, será um dos primeiros religiosos que atuam em Santa Catarina a conhecer o papa Leão XIV, eleito nesta quinta-feira, 7. O encontro acontecerá no dia 29 de junho em Roma, na Itália, durante cerimônia de entrega do pálio para os novos arcebispos.
Em novembro de 2024, o então Papa Francisco anunciou uma reestruturação da Igreja em Santa Catarina. A Província Eclesiástica de Florianópolis foi desmembrada e duas novas arquidioceses foram criadas: Joinville e Chapecó.
“Quando a Arquidiocese de Joinville foi criada, também foi criada a de Chapecó. Então, no dia 29, além de mim, também estará o arcebispo Dom Odelir José Magri. Será uma alegria poder estar com o novo papa, que não é apenas um homem qualquer; ele é um representante, para nós, cristãos católicos, do próprio Jesus Cristo.”
A cerimônia de entrega do pálio acontece na data da Festa de São Pedro e São Paulo. A faixa de lã branca, com seis cruzes bordadas, é um dos elementos simbólicos ligados à criação da arquidiocese e representa o poder do arcebispo na província, em comunhão com o papa.
“Na celebração, que acontecerá na Basílica de São Pedro, vou receber o pálio, que é um sinal distintivo do arcebispo. Isso significa minha responsabilidade para com o santo padre”, finalizou Dom Francisco Carlos Bach.
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: