“Nasci de novo”, declarou o caminhoneiro Edivaldo de Barro, 34 anos, após entrar na Área de Escape do km 667, em Guaratuba-PR, na tarde de ontem (4). O relógio marcava 15h40, quando ele precisou segurar firme da boleia e direcionar o veículo com 11 toneladas de carne pela faixa quadriculada na pista que indica a área.
Segundo Edivaldo, na curva anterior ele já notou que havia algo errado com o sistema de frenagem. Esta era a quarta vez que o motorista passava pelo trecho, e, portanto, já tinha visto o dispositivo de segurança.
A viagem iniciou no município de Promissão (SP) com destino a Porto Belo (SC). O acidente alterou a previsão de chegada, mas com o uso da Área de Escape toda a carga foi salva.
Duas entradas no mesmo dia
A experiência vivenciada por Edivaldo, foi a segunda ocorrência do sábado (04). Horas antes, por volta das 06h20, um caminhão de três eixos com dois ocupantes também usou a mesma Área de Escape.
O condutor Gerson Roque Lago conta que estava na faixa central quando percebeu estar sem freio e, conhecedor do local, optou por usar o dispositivo com o caminhão carregado com 16 toneladas de cerveja. Como estava em baixa velocidade, acabou entrando 25 metros na caixa. Depois que o sistema de frenagem esfriou, pôde seguir viagem com o caminhão.
Nenhuma das ocorrências registradas tiveram vítimas. Desde a inauguração desta Área de Escape, em novembro de 2019, já se somam 62 vidas salvas. No km 671, um pouco mais adiante na Serra, a Área de Escape contabiliza outras 329 vidas salvas.
Atendimento das ocorrências
As equipes de operações da Arteris Litoral Sul também seguem prestando suporte e atendimento nas rodovias. Nessas duas ocorrências, foram mobilizados cerca de 20 profissionais da equipe, desde o monitoramento, inspeção, operação dos pórticos rolantes, equipe de atendimento pré-hospitalar e remoção veicular.
“A operação das rodovias é uma atividade essencial e nesse sábado estivemos mais uma vez a serviço dos profissionais da boleia. Esta parceria com os caminhoneiros está ainda mais intensa neste momento de pandemia. O rápido trabalho da nossa equipe na liberação da Área de Escape na primeira ocorrência possibilitou que o segundo motorista pudesse fazer uso em segurança do dispositivo”, avalia José Júnior, gerente de operações da Arteris Litoral Sul.