Luiz Renato Cavalieri/Google Maps/Divulgação
Arquidiocese de Joinville realiza missa em homenagem ao Papa Francisco nesta segunda-feira
Ao meio-dia, os sinos de todas as igrejas da arquidiocese de Joinville tocaram em sinal de luto pela morte do Papa
A Arquidiocese de Joinville realiza nesta segunda-feira, 21, uma missa em homenagem ao Papa Francisco, que morreu hoje aos 88 anos, conforme divulgado pelo Vaticano.
Ao meio-dia, os sinos de todas as igrejas da arquidiocese de Joinville tocaram em sinal de luto pela morte do Papa. A partir das 15h, os sinos vão soar de hora em hora.
A missa será às 18h, na Catedral São Francisco Xavier, no Centro de Joinville. A celebração será presidida pelo arcebispo Dom Francisco Carlos Bach e transmitida ao vivo pelas redes sociais da arquidiocese. A comunidade está convidada a participar.
O primeiro Papa das Américas
Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 17 de dezembro de 1936. Escolheu seu nome papal em homenagem a São Francisco de Assis, símbolo de simplicidade e dedicação aos pobres.
A autoridade máxima da Igreja Católica sofria com um problema no pulmão e chegou a ficar 38 dias internado entre fevereiro e abril após um quadro de bronquite.
Bergoglio foi nomeado cardeal no Consistório Ordinário Público de 21 de fevereiro de 2001, presidido pelo Papa João Paulo II, recebendo o título de cardeal-presbítero de São Roberto Belarmino. Na ocasião, pediu aos fiéis argentinos que, em vez de viajarem a Roma para celebrar sua nomeação, doassem o dinheiro da viagem aos pobres.
Ao longo de sua trajetória, tornou-se o primeiro Papa jesuíta, o primeiro das Américas, o primeiro do Hemisfério Sul e o primeiro nascido e criado fora da Europa desde Gregório III, no século VIII.
Assista agora mesmo!
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: