X
X

Buscar

ARTIGO – Como o empreendedorismo e o compartilhamento reforçam a Independência

Por Jonas Tilp, empreendedor em Joinville A Semana da Pátria, em que o Brasil celebra 201 anos de Independência, é uma excelente oportunidade para refletirmos sobre a relevância do empreendedorismo para o desenvolvimento da autonomia do nosso país. Empreendedores são agentes de mudança, capazes de identificar oportunidades para contribuir diretamente para o crescimento econômico e […]

Por Jonas Tilp, empreendedor em Joinville

A Semana da Pátria, em que o Brasil celebra 201 anos de Independência, é uma excelente oportunidade para refletirmos sobre a relevância do empreendedorismo para o desenvolvimento da autonomia do nosso país. Empreendedores são agentes de mudança, capazes de identificar oportunidades para contribuir diretamente para o crescimento econômico e – por consequência – para a autonomia de uma nação.

Nem sempre temos ventos favoráveis, mas com resiliência e criatividade nos reinventamos e desenvolvemos negócios que geram empregos, renda e tributos – tripé fundamental para a independência econômica e para a qualidade de vida do país. Quanto maior a diversificação e a complementariedade deste ecossistema empreendedor, menor será a dependência política.

Destaco outros dois diferenciais das nações mais desenvolvidas e autossuficientes que passam pela visão e pelos valores do empreendedorismo: a inovação e a educação.
Empreendedores são protagonistas da inovação porque estão sempre desenvolvendo novos produtos, serviços e modelos de negócios para impulsionar o avanço e a competitividade saudável.

E para aproveitar ao máximo o potencial do empreendedorismo, é fundamental investir na educação empreendedora. Ao estimular habilidades negociais desde cedo, estamos preparando uma nova geração de empresários inovadores, consolidando uma independência econômica a longo prazo e pavimentando o caminho para um futuro mais próspero.

Inspirados pela experiência de quem fez várias vezes o Caminho de Santiago de Compostela, eu e minha esposa, Lucinda, propomos no livro “Leve Pouco e Compartilhe Tudo” uma reflexão sobre dois valores que fazem a diferença para quem enfrenta os desafios de empreender: 1) o equilíbrio espiritual e mental, que faz a diferença para ter resiliência, disciplina e crença nas decisões tomadas; e 2) o compartilhamento de conhecimentos, de aprendizados, de suportes e de recursos para viajarmos e empreendermos com propósito torna mais leve a jornada

O 7 de setembro nos lembra da importância da autonomia não apenas no contexto político, mas também no econômico. Se o empreendedorismo desempenha um papel vital na promoção da independência econômica, o compartilhamento torna a missão mais leve do ponto de vista de custos e ainda estimula as conexões, a educação e a inovação necessárias para a evolução do nosso país.


Assista agora mesmo!

Conheça o Palacete Dória em Joinville; local possui peças em bronze, prata e marfim:


Assista agora mesmo!

Conheça o Palacete Dória em Joinville; local possui peças em bronze, prata e marfim: