X
X

Buscar

Artista catarinense esculpe réplica de capacete de Ayrton Senna em madeira

Miniaturas são produzidas por Cainã Gartner em homenagem ao tricampeão brasileiro de Fórmula 1

Uma réplica de um dos capacetes da trajetória de Ayrton Senna, do final da temporada de 1993, usado no duelo de kart em Bercy, Paris, onde Senna e Alain Prost protagonizaram o último grande duelo, é elaborado pelo artista catarinense Cainã Gartner.

A disputa foi realizada em uma prova beneficente de kart que reuniu vários pilotos da Fórmula 1 da época. E é justamente o capacete utilizado por Senna neste evento que o artista replicou em uma arte feita em madeira nativa e que será lançada nesta quarta-feira, 25, em parceria com a Senna Brands.

Conhecido por criar formas impensáveis na madeira bruta, Cainã trabalha na produção de uma edição numerada com 500 capacetes esculpidos em blocos de marchetaria de marfim e imbuia e com detalhes folheados em ouro de 23 quilates. As peças são produzidas manual e individualmente pelo artista e fazem parte de uma campanha especial para os amantes do automobilismo e das artes.

Em maio, Cainã criou a Luva Senna Victory para celebrar as 41 vitórias do tricampeão brasileiro da Fórmula 1; na sequência veio a réplica dos três capacetes que representam o tricampeonato do piloto; e agora, para fechar a campanha com chave de ouro, o famoso capacete em escala 1/2 de Bercy.

“Sinto-me muito feliz em transformar, mais uma vez, o legado do Senna em arte. Tenho certeza que com esse trabalho, iremos emocionar os fãs e eternizar essa trajetória ímpar por meio da arte. É gratificante saber que com esse item é possível auxiliar com a educação do Brasil, já que parte da receita arrecadada com essa obra será destinada aos projetos educacionais do Instituto Ayrton Senna”, destaca Cainã.

Diferentemente das outras peças, que tiveram uma tiragem menor, o capacete foi produzido em maior escala para chegar aos fãs de Senna espalhados pelo mundo, sendo destinados para clientes dos Estados Unidos e diversos países da Oceania e da Europa.

“A felicidade em concretizar esta última etapa das homenagens feitas pelo Cainã é muito grande. Nós ficamos impressionados com o nível de detalhe nas peças, gostamos muito dessas homenagens feitas ao Ayrton”,diz Bianca Senna, sobrinha do piloto e CEO de Senna Brands.

As obras serão comercializadas e parte do valor das vendas será revertida para os projetos do Instituto Ayrton Senna.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube