Artista ministra oficina gratuita de aquarela em Joinville
Nestor Jr. ensina a criar arte a partir do cotidiano
Nestor Jr. ensina a criar arte a partir do cotidiano
Criar arte a partir de um olhar aprofundado para o cotidiano, essa é a proposta da oficina “Inventário das Águas”, ministrada pelo artista visual Nestor Jr. Com inscrições gratuitas, o projeto percorrerá cinco cidades catarinenses: Blumenau, Criciúma, Laguna, Joinville e Florianópolis. Em Joinville, a oficina está marcada para 27 de abril, um sábado, no Instituto Internacional Juarez Machado, que fica na rua Lages, 994, no bairro América.
O circuito propõe estimular a criatividade dos participantes por meio de exercícios pictóricos. Serão selecionadas 20 pessoas, a partir de 14 anos, para cada oficina. Inscrições em: https://bit.ly/inventariodasaguas.
De acordo com Nestor Jr, o objetivo é conduzir os alunos por um breve trajeto criativo nas proximidades do local onde a atividade ocorrerá, incentivando a observação, coleta e registro de objetos, plantas e paisagens, com o intuito de produzir aquarelas a partir dessas percepções. A aquarela será o principal meio para compor um inventário visual. Não é necessário ter experiência com pintura para participar.
“A ideia é guiar o olhar desses participantes para objetos comuns, paisagens e até para referências não físicas. Despertar o olhar para o cotidiano dessas pessoas, extrair delas elementos que possam usar em seus trabalhos. A partir disso, criar um inventário pessoal de cada aluno, partindo de suas particularidades. Nas oficinas, faremos uma série de ilustrações, desenhos e, por fim, aquarelas”, explica o artista.
O circuito finaliza em maio com uma edição especial para crianças do projeto Associações Sociais Amigos Solidários (Asas), que atende crianças em situação de vulnerabilidade social no Norte da Ilha, em Florianópolis. A série de oficinas “Inventário das Águas” é um projeto viabilizado por meio do Edital Lei Paulo Gustavo (LPG-SC) 2023 — executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
Versando entre elementos marítimos, mesclados à relação homem e natureza, o corpo e a identidade de gênero e revisitando memórias afetivas e vivências pessoais no litoral catarinense, o artista Nestor Jr. tem nessas referências material para o desenvolvimento de suas obras.
Ele trabalha com experimentações em linguagens que vão desde a construção de objetos, a colagem, o desenho, a cianotipia, a fotografia e principalmente a pintura em aquarela. Combina memórias estéticas de sua infância em uma colônia de pescadores com referências visuais como Gustave Courbet, Cícero Dias e Franklin Cascaes.
Desde 2002 participou de diversas exposições — individuais e coletivas — em Santa Catarina, São Paulo-SP, Goiânia-GO, Porto Alegre-RS, Belo Horizonte-MG e Salvador-BA. No exterior, mostrou sua obra na França, Portugal, Espanha e Itália. Teve ilustrações e pinturas publicadas em revistas nacionais e foi destaque em publicações internacionais na Colômbia, França, Alemanha, Estados Unidos e Itália.
Leia os destaques da semana:
1. Empresa abre 130 vagas de emprego em Joinville
2. Dois vereadores de Joinville se filiam ao PL; veja quais
3. Saiba qual é a empresa selecionada para revitalizar a praça Nereu Ramos em Joinville
4. Saiba datas dos jogos do Joinville Vôlei pelas quartas-de-final da Superliga
5. Homem acusado de estuprar criança por quatro anos é condenado em Garuva
Amor à primeira vista trouxe paraguaia para Joinville: