Artistas pintarão muro de 736 m² em Joinville
Projeto de grafite e educação será realizado na cidade
Projeto de grafite e educação será realizado na cidade
Entre esta segunda-feira, 26, e o próximo domingo, 3, quem passar pela rua Ottokar Doerffel, em Joinville, encontrará dez artistas da Fábrica de Graffiti pintando um muro de 736 metros quadrados (m²).
Antes da transformação em obra de arte, o muro passou por uma completa restauração para reforço de segurança. O projeto fica nas instalações do Grupo CRH, na entrada principal de Joinville.
“O projeto de grafite nas fábricas da Tigre teve uma primeira etapa em Rio Claro (SP), com total aprovação da comunidade. Aqui em Joinville, o Grupo CRH aderiu à proposta, que partiu do nosso braço social, o Instituto CRH, já que, além de conscientizar para o tema da água, o projeto leva capacitação da arte e do ofício do grafite para nossos estudantes”, comenta Júlio Franco, executivo do Instituto CRH.
A Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho será parte do projeto com um Curso de Graffiti para 100 alunos. Os artistas selecionados para esta edição da Fábrica de Graffiti são os locais: Paulo Gostini (@pauloagostini), Igor Gori (@i.gor.i), José Malinoski (@foxmalinoski), Thaizza (@thaizzafalon), Cris Domingos (@cricadomingos) e Sereia Flora (@sereia.flora). Também foram selecionados: Ricardo Herok (@ricardoherok), de Criciúma, Julia Rodrigues (@juliarodriguesr), de Florianópolis, e Eduardo Vaso (@oeduardovaso), de Balneário Camboriú.
Os jovens que participarão da formação do projeto vão aprender e aplicar as principais técnicas de grafite nos muros da própria escola. Além disso, o projeto atende a uma série de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU), contribuindo para a Agenda 2030 por meio de igualdade de gênero, práticas ambientais sustentáveis, promoção de educação de qualidade e geração de renda para artistas locais.
A cada edição, a Fábrica de Graffiti expande suas fronteiras, tendo passado por seis estados e 13 cidades:
Também foi realizada a produção dos maiores murais de grafite de Minas Gerais e Bahia e do maior da América Latina, no Rio de Janeiro. “É muito especial estar na histórica Joinville e deixar um pouco da nossa arte, da arte urbana, gravada aqui. O grafite é uma arte para todos”, comenta Paula Mesquita Lage, produtora executiva da Fábrica de Graffiti.
Leia os destaques da semana:
1. Mãe e recém-nascido recebem indenização após erro médico em Joinville
2. Conheça time de futsal de Joinville que venceu mundial na Espanha
3. Saiba qual será novo layout dos ônibus do transporte coletivo de Joinville
4. Semana do Cinema acontece em Joinville; veja valor do ingresso
5. Governo do estado sofre ação popular para “destravar” reforma do Ginásio Ivan Rodrigues em Joinville
EMPADINHA FIT: LANCHE PARA MATAR SUA FOME SEM PESAR NA BALANÇA: