Assistência Social de Joinville promete atendimento 24 horas para pessoas em situação de rua
Secretaria da área informou novidade na Câmara de Vereadores
Nesta quarta-feira, 13, a Comissão de Cidadania da Câmara de Vereadores de Joinville debateu sobre as pessoas em situação de rua em Joinville. Segundo a secretária da pasta, Fabiana Ramos da Cruz Cardozo, a partir da próxima semana, a Secretaria de Assistência Social (SAS) ampliará o seu horário de funcionamento, atuando 24 horas com abordagem de pessoas em situação de rua.
Ainda no encontro, a secretária da SAS comentou que em 20 de março de 2024, ocorrerá um seminário e que será apresentado um diagnóstico com dados sobre a realidade na cidade com relação às pessoas em situação de rua.
Abordagem 24h
Na abordagem, conforme Fabiana, o serviço fará questionamentos e orientações. Ela ainda declarou que a comunidade também deve orientar quem está na rua a procurar o Centro Pop, centro de referência especializado para população em situação de rua.
Para ela, a comunidade precisa entender que “não pode dar dinheiro e não deve dar comida” para quem está na rua.
Moradias
A partir de um questionamento da vereadora Ana Lucia Martins (PT), sobre acessibilidade a moradias para quem está em situação de rua, Fabiana informou que a Secretaria de Habitação está trabalhando em um projeto para efetivar um projeto desta natureza em Joinville.
O comandante da Guarda Municipal de Joinville, Eduardo Ferraz, relatou casos de abordagens realizadas, especialmente contra traficantes, no centro da cidade, mas ressaltou que a corporação não tem uma solução imediata para oferecer à comunidade.
Ele avaliou que há muitas ocorrências que envolvem pessoas com problemas mentais e que precisam de uma abordagem que não é a policial.
Outros vereadores também comentaram ações para a questão. O vereador Henrique Deckmann (MDB) concordou com o discurso de Fabiana e pediu ampliação de campanha contra a esmola. O parlamentar ainda criticou igrejas que oferecem alimentação para pessoas em situação de rua. Para ele, a medida “não seria o caminho a ser incentivado”.
Presidente da comissão, Pastor Ascendino Batista (PSD) declarou que o colegiado deve retomar a pauta no próximo ano.
Leia também:
1. Capital Inicial realiza show de turnê em Joinville
2. Membros de facção criminosa são presos por duplo homicídio em Jonville
3. Cães, coelho e até coruja: confira como foi o desfile natalino de animais em Joinville
4. Polícia Federal prende investigado por posse de arma e tráfico de drogas em Joinville
5. Confira rota do caminhão iluminado dos bombeiros voluntários nesta quinta-feira em Joinville
Assista agora mesmo!
Baile com Os Monarcas e paixão por futebol: Sargento Junkes leva o padrinho para o Bar da Zenaide: