Nesta quinta-feira, 24, às 19h, acontece a entrega de novos equipamentos para os atendimentos de busca e salvamento aquático e pré-hospitalar (ambulâncias) para a Associação Bombeiros Voluntários de Joinville. Evento será realizado na Unidade Central, com a presença do prefeito de Joinville, Adriano Silva, e o deputado estadual Matheus Cadorin.
Para qualificar ainda mais o atendimento pré-hospitalar (APH), a corporação investiu R$ 500 mil na aquisição de oito compressores torácicos automatizados (utilizados em procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar – RCP). O recurso é oriundo de emenda parlamentar do deputado estadual Matheus Cadorin.
“Essas ações mostram o quanto buscamos ampliar e melhorar a assistência prestada pelos bombeiros voluntários”, disse o presidente da Associação, Moacir Thomazi.
Já a atividade de busca e salvamento aquático (GBSA) recebeu outros R$ 530 mil investidos na aquisição e adaptação de um veículo furgão para apoio logístico, quatro motores de popa, aquisição e reforma de carretas para transporte de embarcações, reforma de barcos infláveis, além da aquisição de cilindros e roupas de mergulho.
CBVJ/Divulgação
Outro destaque da atividade é a lancha tipo rigiflex doada por uma empresa. A embarcação tem autonomia para seis horas de navegação e proporciona mais eficácia, segurança e conforto às equipes nas operações de buscas e resgates.
Segundo o presidente da Associação, o novo veículo de apoio logístico do grupamento de busca e salvamento aquático (a US 10), é o único no país quanto a configuração. O projeto desenvolvido internamente é liderado pelos bombeiros Rodrigo Jurk, chefe da equipe Bravo, e Kleison Vital, líder da equipe GBSA. O veículo acomoda cinco bombeiros e foi incorporado à frota na primeira semana de abril.
O design do espaço interno do furgão permitiu a disposição ergonômica, prática e eficiente de equipamentos, materiais e todos os apetrechos que as atividades aquáticas necessitam.
Na parte de trás estão estrategicamente instalados um carrinho de acomodação com motor de 30Hp, tanque de combustível, calços para roda e suporte para engate de embarcação, além de mangueira para abastecimento de água, garateia e âncora.
Na área do convés (parte superior), por sua vez, foi acondicionada uma embarcação para pronto emprego, remos e reservatório de água. No interior do veículo, além das poltronas para acomodação segura e confortável dos bombeiros, estão instalados itens para apoio às operações como suporte para equipamentos, frigobar, roupas, dentre outros.