Associação de supermercados chama de desproporcional aumento do leite e derivados
Entidade tem orientado os filiados a renegociarem os preços
Entidade tem orientado os filiados a renegociarem os preços
A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) divulgou nesta terça-feira, 24, uma nota oficial chamando de desproporcional o aumento nos preços do leite e seus derivados. A entidade não repassou números, mas nos mercados de Joinville, o litro do leite integral está acima dos R$ 3. Dependendo da marca e do mercado, ele pode ser encontrado perto dos R$ 4.
Segundo o texto, a Acats tem orientado os supermercados a renegociar os preços diretamente com os fornecedores.
“Ocorre, na maioria dos casos e de maneira injusta, uma responsabilização dos supermercados quando ocorre um aumento mais forte, caso atual do leite, mas quem forma o preço não é o setor supermercadista, e sim a cadeia anterior. O supermercado é o elo final da cadeia produtiva, é repassador, então nosso papel é este e precisamos preservá-lo, cada um com sua responsabilidade”, afirma Paulo Cesar Lopes, presidente da associação.
Sobre o leite, especificamente, a Acats diz fazer consultas com representantes da indústria ao mesmo tempo em que atende demandas do Procon e do Ministério Público de Santa Catarina para buscar informações.
“Estamos promovendo contatos e orientando as empresas associados para equacionar as questões com os fornecedores, lembrando sempre que é preciso pensar sempre no consumidor final”, finaliza Lopes.