Covid-19: atendimentos diários sobem de 40 para 600 entre outubro e novembro no Centro de Triagem
Número de casos confirmados também aumentou nos últimos três meses
Número de casos confirmados também aumentou nos últimos três meses
Joinville tem registrado aumento na procura por atendimento médico para a Covid-19, tanto em exames, quanto internações. No Centro de Triagem, por exemplo, o número diário de pacientes passou de 40 para 600 entre outubro e novembro, aponta Luiz Henrique de Melo, infectologista e responsável técnico do local.
Dados da Secretaria de Saúde também mostram que cresceu a quantidade de pacientes positivos internados. Enquanto outubro e novembro registrou uma ocupação diária de 22 a 24 leitos de UTI, respectivamente, em dezembro este número dobrou. Atualmente, são atendidas 57 pessoas por dia, somente na terapia intensiva.
Além disso, foi registrado um aumento na média diária de novos contaminados. Enquanto em outubro eram confirmados cerca de 79 casos por dia, em novembro foram 192. Já em dezembro, a média está em 425.
No caso dos óbitos, somente nas duas primeiras semanas deste mês foram registradas 58 mortes. Em outubro, foram 32. O menor registro foi em novembro, com 13 vítimas fatais da doença.
O infectologista do Centro de Triagem explica que as flexibilizações das medidas restritivas, assim como o período eleitoral, contribuíram para o crescimento acelerado de novas infecções.
Para evitar que janeiro também registre um grande aumento de casos, é importante que a população respeite as recomendações científicas, afirma Melo, como o uso de máscara e o distanciamento social, principalmente neste período de festas. “As atitudes que tomarmos agora vão refletir entre o fim e começo do próximo ano”, comenta.
Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal