X
X

Buscar

Atleta de Joinville pode ser convocado para disputar Mundial de Handebol

Felipe Condeixa se destacou no esporte ainda criança

Felipe Condeixa, de 20 anos, é jogador profissional de handebol. Aos 14 anos saiu de Joinville para jogar em São José, na Grande Florianópolis. Já em 2021, foi convocado para o Campeonato Sul-Centro Americano de Seleções.

Agora, de clube novo, Felipe almeja a convocação para o Mundial, que será realizado ainda em 2023, na Alemanha e Grécia.

Campeões Sul-Centro

A primeira convocação de Felipe para jogar pelo Brasil foi em 2022. O joinvilense viajou para Buenos Aires, na Argentina, em novembro, como armador da Seleção Brasileira Júnior de Handebol. A equipe foi embora do Sul-Centro Americano com o título, se classificando para o Mundial Sub-21 de Handebol.

Seleção Júnior na Argentina | Reprodução

“Seleção para mim é o ápice do atleta. A gente sonha em vestir a amarelinha, é uma energia surreal, a gente treina pra isso, para representar o país”, declara Felipe. Além da oportunidade de jogar na Argentina, ganhar a final contra a dona da casa por 27×25 foi uma grande emoção.

A vitória é como uma comprovação para Felipe. Todo o esforço e sacrifícios, desde muito novo, valeram a pena. “Olho para trás sabendo que abri mão de família, minha adolescência não foi muito normal, não fui para festa, para um dia poder chegar na seleção”, explica o armador.

Continua após anúncio

Trajetória e futuro

No fim de 2022, Felipe foi contratado pelo Praia Clube para a temporada de 2023. O time de Uberlândia, em Minas Gerais, será o primeiro que o atleta jogará fora do estado. Antes de se deparar com o desafio, o joinvilense jogou por seis anos no Nacional Handebol Clube, de São José, em Santa Catarina.

Ele chegou no time com 14 anos, após se destacar na Associação Joinvilense de Handebol (Ajha), onde jogou por dois anos. Antes disso jogou no Colégio Cenecista José Elias Moreira por um ano. Se sobressaiu e foi chamado para a associação aos 11 anos de idade.

Felipe quando ainda jogava em Joinville | Foto: Arquivo pessoal

Todas as experiências foram cruciais para formar o atleta que se muda ainda em janeiro para Minas Gerais. Um novo capítulo se inicia para Felipe e também para o Praia Clube, que investiu pesado na temporada de 2023.

Embora fortes no vôlei, o handebol ainda está em fase de crescimento. Por isso, contrataram como coordenador de handebol o dinamarquês Morten Soubak, responsável por comandar a seleção brasileira feminina de handebol no único título de mundial do país na modalidade, que ocorreu na Sérvia, em 2013.

Mundial 2023

O Mundial Sub-21 de Handebol vai acontecer nas cidades de Magdeburgo, Berlim e Hanôver na Alemanha; e Atenas na Grécia. O campeonato começa dia 20 de junho e termina dia 2 de julho.

Embora a seleção brasileira esteja classificada, os jogadores que farão parte da equipe não estão definidos. As convocações devem ocorrer durante o semestre, pela Confederação Brasileira de Handebol.

Segundo Felipe, treinos e partidas serão organizadas com os jogadores que fizeram parte da conquista do título na Argentina e outros. Os próximos meses reservam muito esforço e dedicação para o atleta. “Continuar treinando para manter e ser convocado”, Felipe planeja.

– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização