+

Atleta e técnico de Joinville são convocados para Mundial de Atletismo Paralímpico

Competição acontece no Japão

Atleta e técnico de Joinville são convocados para Mundial de Atletismo Paralímpico

Competição acontece no Japão

Fred Romano | Revisão

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou nesta segunda-feira, 8, a convocação de 50 atletas e dez atletas-guia para o Mundial de Atletismo Paralímpico em Kobe, no Japão, que será realizado de 17 a 25 de maio deste ano. O atleta Edenilson Floriani e o técnico Eliandro Braz, do Centro Esportivo Para Pessoas Especiais (Cepe) de Joinville, foram convocados.

Edenilson Floriani, que compete na classe F42 (deficiência física), é um dos nomes convocados do atletismo paralímpico brasileiro. Edenilson possui diversas conquistas em seu currículo, incluindo medalhas em campeonatos internacionais.

Já o técnico Eliandro Braz Lucio é reconhecido por seu trabalho no desenvolvimento de atletas paralímpicos, e para o atleta será de grande valia a convocação do seu técnico, que poderá acompanhar o atleta na preparação final antes da competição.

A competição no Japão será realizada no mesmo ano dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 após o Comitê Organizador Local (LOC, na sigla em inglês) solicitar ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) o adiamento do Mundial, que seria em 2021, devido à pandemia de coronavírus.

Com isso, a cidade japonesa sediará o evento de atletismo no ano posterior ao Mundial de Paris 2023, quando o Brasil teve seu melhor desempenho na história em Mundiais. Foram 47 medalhas no total, sendo 14 ouros, 13 pratas e 20 bronzes. Uma das medalhas de bronze foi conquistada por Edenilson no arremesso de peso.

Em Kobe 2024, a Seleção Brasileira de atletismo contará com uma delegação quase do mesmo tamanho da equipe que competiu na capital francesa no ano passado, quando o país teve 54 atletas e 11 atletas-guia representantes. Até então esse é o recorde nacional de participação na história da competição.

A composição da delegação brasileira foi feita com base nos critérios de entrada divulgados pelo CPB em janeiro deste ano. Todos os atletas convocados precisaram cumprir com os requisitos mínimos de elegibilidade do World Para Athletics (WPA, entidade ligada ao Comitê Paralímpico Internacional e que rege a modalidade em âmbito mundial) para o Mundial de Kobe 2024.

Três meses depois, a temporada internacional de 2024 do atletismo paralímpico terá os Jogos Paralímpicos de Paris, de 28 de agosto a 8 de setembro. O atletismo é também a modalidade mais vitoriosa do país na história dos Jogos Paralímpicos. Ao longo de todas as participações brasileiras, obteve a maior quantidade de medalhas para o país, com 170 pódios no total, sendo 48 ouros, 70 pratas e 52 bronzes.

Leia também:
1. Prefeitura de Joinville abre processo seletivo para vagas temporárias; confira os cargos
2. Menina de 13 anos é estuprada em praça de Camboriú
3. Provas do concurso público de Araquari serão reaplicadas após irregularidades
4. Apostas de Joinville acertam a quadra no concurso 2710 da Mega-Sena
5. Obituário de Joinville: confira falecimentos dos últimos dias


Assista agora mesmo!

Taiwanesa achou que cemitério de Joinville era um parque:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo