Atletas de Joinville são destaque em competição nacional e comentam conquistas
Paratletas e atleta participaram da 2ª fase do Circuito Nacional de Atletismo, em São Paulo
Paratletas e atleta participaram da 2ª fase do Circuito Nacional de Atletismo, em São Paulo
Dois paratletas e uma atleta de Joinville foram destaques na 2ª fase do Circuito Nacional de Atletismo, que aconteceu na última semana, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A principal conquista foi de Edenilson Floriani, de 32 anos, que alcançou a marca de 59,19m no lançamento de dardo da classe F42, destinada a atletas com deficiência nos membros inferiores.
Com o índice, ele bateu o recorde mundial da prova, superando o próprio recorde de 2019. Além do lançamento de dardo, Floriani conseguiu medalha de prata na prova de arremesso de peso. De acordo com paratleta, foram quase dois meses de preparação para a competição. “Estou muito feliz pelo recorde mundial, mais ainda por saber que estou voltando a ter os bons resultados de antes da pandemia. Tenho muito a melhorar ainda”, frisou.
Melhor do mundo na classe que compete, diz que busca melhorar a classificação na junção de classe. “O objetivo é brigar por uma medalha em Paris 2024.”
Outro paratleta que marcou presença na competição foi Mychael Teixeira Silva, de 18 anos. Ele competiu nas provas de 100 metros rasos e salto em distância. Em ambas, Mychael conquistou a medalha de bronze na categoria T37, para pessoas com paralisia cerebral de um lado do corpo.
Mais novo entre os 32 paratletas que disputaram a classe, Mychael diz que ficou muito contente com os resultados obtidos na competição. “Estar entre os melhores, mesmo sendo o mais novo, é de grande valia para mim”, comemora. Para o futuro, ele diz que vai buscar o índice necessário para ser convocado para o Mundial Sub-20.
Tanto Edenilson quanto Mychael fazem parte do Bolsa-Atleta da faculdade UniSociesc, programa que incentiva o estudo de atletas participantes de competição promovida por alguma associação, confederação e/ou federação esportiva.
Aluna também do Time UniSociesc, a jovem Mariana Muller, de 19 anos, já está com vaga garantida para o Mundial, que será realizado em agosto na Colômbia. A atleta da instituição participou como convidada (avulso) das disputas do Campeonato Paulista de Atletismo e conseguiu o índice na terceira tentativa na prova do salto triplo, com a marca de 12,86m.
Mariana conta que o padrinho faleceu no dia em que eu estava chegando em São Paulo. Mesmo abalada pela perda e por não te se despedido, ela diz que conseguiu fazer um bom salto. “Eu confesso que pensei no meu padrinho (no último salto). Consegui me despedir dele de um outro jeito, ganhando uma medalha que ele tanto gostava de ouvir que a afilhada tinha conquistado.”
Após atingir o índice necessário, a jovem atleta já começou a preparação para o mundial no Trófeu Brasil de Atletismo, que aconteceu até este último sábado, 25, no Rio de Janeiro.
Leia também:
– “Vai prá trás, meu Deus do céu”: Bolsonaro viraliza ao afastar vice-governadora de SC em evento
– Resultado Trimania: morador de Joinville ganha prêmio principal
– Mulher morre em hospital após acidente entre carros em Joinville
– PM recebe denúncia de violência doméstica e encontra homem foragido em Brusque
– Fitub, um dos maiores festivais teatrais da América Latina, volta a acontecer presencialmente em Blumenau