Ato em memória às mais de 600 mil vítimas da Covid-19 é realizado em Joinville

Protesto aconteceu nesta quarta-feira

Ato em memória às mais de 600 mil vítimas da Covid-19 é realizado em Joinville

Protesto aconteceu nesta quarta-feira

Redação O Município Joinville

Um ato em memória às mais de 608 mil vítimas da Covid-19 no Brasil foi realizado no bairro Paranaguamirim, na zona sul de Joinville nesta quarta-feira, 3. A ocasião foi marcada por homenagens a entes queridos e denúncias contra governantes. A ação reuniu um grupo de pessoas ligadas a movimentos sociais e à Igreja Católica.

Alex Sander Magdyel/Divulgação

Protestos

Nomes de parentes e amigos vítimas da Covid-19 foram escritos em uma cruz montada no local, onde faixas também foram estendidas. “Jamais esqueceremos estas mortes e os responsáveis por esta tragédia”, dizia uma das frases expostas. O grupo também levou ao local 600 velas, que representavam as mais de 600 mil vítimas da Covid-19 no Brasil, marca alcançada em 8 de outubro de 2021.

Além de lamentar pelas perdas e homenagear as vítimas da Covid-19, as pessoas que se manifestaram no ato reclamaram da ausência de políticas públicas de assistência e de proteção da população durante a pandemia, tanto na saúde pública quanto na economia. As críticas eram voltadas especialmente ao governo federal e ao presidente Jair Bolsonaro. Os manifestantes também responsabilizaram os governos estadual e municipal por não adotar medidas de controle da pandemia em Santa Catarina e em Joinville.

A quantidade de mortes em Santa Catarina e em Joinville também foi lembrada pelos participantes. Dados do Governo de Santa Catarina divulgados nesta quarta-feira indicam que 19.697 pessoas morreram vítimas da Covid-19 no Estado, sendo 2.010 em Joinville.

O ato foi uma iniciativa do Comitê Popular Solidário de Joinville contra o Coronavírus, em parceria com o Centro de Estudos Bíblicos (Cebi), as pastorais sociais da Diocese de Joinville, a Paróquia São Miguel Arcanjo, do Paranaguamirim, e a seccional da Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19 — Vida e Justiça.

Alex Sander Magdyel/Divulgação

Leia mais em:
Ex-candidato a vice-prefeito morre aos 59 anos em Joinville
Ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro irá se filiar ao Podemos
Homem é baleado enquanto caminhava no Jardim Paraíso, em Joinville


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo