Ato pelo fim da escala 6×1 acontece em Joinville
Movimento aconteceu simultaneamente em 20 estados brasileiros
Movimento aconteceu simultaneamente em 20 estados brasileiros
Um ato pelo fim da escala 6×1 ocorreu em Joinville na tarde desta quarta-feira, 23, na praça de alimentação de um shopping da cidade. O movimento foi organizado pela Unidade Popular (UP) de Joinville.
“Defendemos grandes mobilizações populares, greve geral pelo fim da escala 6×1, a redução do preço dos alimentos e também o aumento de 100% do salário mínimo”, afirma Mateus Lemos, coordenador da UP de Joinville.
Segundo Mateus, funcionários que trabalham na escala 6×1 relataram que não são tão bem remunerados como deveriam e criticaram a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) por “ser retrógrada e desumana, prevendo apenas cinco folgas em um mês”.
Além disso, segundo o coordenador, os funcionários também relataram que durante a única folga que eles têm na semana, não conseguem descansar, porque precisam resolver pendências, ir ao banco, ir ao mercado e cumprir outras tarefas.
Ainda de acordo com ele, uma das funcionárias contou que já deixou de fazer muitas coisas por causa do trabalho e da falta de tempo, como participar de eventos de família, casamentos e aniversários, o que acaba gerando distanciamento familiar.
“Esse movimento aconteceu simultaneamente em 20 estados brasileiros, em várias cidades, inclusive de Santa Catarina, ocorrendo no mesmo dia, horário e com as mesmas palavras ditas na ocasião”, informa Mateus.
Cerca de 25 membros da UP estiveram presentes no ato. Além disso, outras organizações que compõem o partido da UP também participaram, como o Movimento Luta de Classes, que é o Movimento Sindical, e o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: