Aulas na rede municipal de Joinville retornam em 8 de fevereiro; saiba como será
Volta será presencial com 50% dos alunos em cada sala e revezamento na turma
Em coletiva na manhã desta quinta-feira, 14, a Prefeitura de Joinville anunciou como será o retorno das aulas na rede municipal. Dentro do cronograma definido pelo município, por meio do programa “Joinville na luta contra o coronavírus”, o ano letivo de 2021 inicia no dia 8 de fevereiro, com a carga horária normalizada.
No ano letivo anterior, as aulas presenciais foram suspensas com o agravamento da pandemia em 19 de março e voltaram, com restrições, entre os dias 9 de novembro e 7 de dezembro.
O plano de retorno às atividades da Secretaria de Educação conta com três principais objetivos: segurança, aprendizagem e socialização.
“Que a escola seja um ambiente seguro para pais, alunos e profissionais da educação. A aprendizagem tem um papel importante no desenvolvimento psicológico, emocional e social dos alunos. (O plano) também visa resgatar o convívio saudável”, defendeu o secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari.
Cronograma
Conforme Diego Calegari, para manter a aprendizagem segura, cada sala poderá receber até 50% dos alunos, com a distância de um metro e meio entre as carteiras, como prevê o protocolo de saúde.
A outra metade da turma terá aula online, por meio de 80 mil salas virtuais do Google, que foram adquiridas pelo município, – estes alunos serão atendidos por outro grupo de educadores. Haverá revezamento entre as turmas semanalmente. A ideia é de os ensinos presencial e remoto sejam integrados.
De acordo com Calegari, este cronograma foi pensado justamente para evitar uma sobrecarga dos profissionais da educação e para alunos que fazem parte do grupo de risco. A presença em sala de aula, em primeiro momento, não será obrigatória.
Já os professores devem retornar no dia 3 de fevereiro para participar da formação e planejamento para que todas as medidas de segurança e pedagógicas estruturadas pela equipe de Saúde possam ser entendidas e efetivadas.
Protocolos de segurança
Os alunos passarão por medição de temperatura corporal antes de entrar no transporte escolar ou ao chegar à escola. O uso de máscaras e higienização das mãos serão obrigatórios.
O município também anunciou que as merendas serão oferecidas em porções individuais e que os equipamentos individuais de proteção (EPIs), já comprados, serão distribuídos em todas as unidades da rede municipal de ensino.
O prefeito Adriano Silva (Novo) defendeu que as medidas foram tomadas pensando principalmente em facilitar a vida das famílias.