“Avanço importante”: Fiesc se manifesta sobre possibilidade de diálogo entre Trump e Lula
Santa Catarina tem nos Estados Unidos seu principal destino de exportações
Santa Catarina tem nos Estados Unidos seu principal destino de exportações
A sinalização de uma possível conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, evidenciada no encontro entre os presidentes durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira, 23, é um avanço importante, na avaliação da Federação das Indústrias de SC (Fiesc).
“A possibilidade de um diálogo direto entre os presidentes Lula e Trump é uma notícia de extrema importância. Isso porque pode, finalmente, abrir as portas para avanços efetivos na questão das tarifas, que têm provocado impactos relevantes na competitividade dos produtos brasileiros nos Estados Unidos”, afirma o presidente da entidade, Gilberto Seleme. Os dois chefes de estado encontraram-se nos corredores da ONU, em Nova York, onde ambos discursaram.
Região de Joinville está entre as mais afetadas pelo tarifaço dos EUA, aponta estudo
A Fiesc destaca ainda que a disponibilidade para iniciar negociações era o que o setor empresarial cobrava do governo brasileiro desde o início do chamado tarifaço.
“A notícia chega no momento em que mais empresas catarinenses estão se vendo obrigadas a realizar demissões motivadas pela queda nas vendas ao mercado norte-americano, especialmente nos segmentos de madeira e móveis. Esperamos que, a partir de agora, o diálogo seja exercido com objetividade e pragmatismo”, avalia o presidente da Fiesc, Gilberto Seleme.
Santa Catarina tem nos Estados Unidos seu principal destino de exportações. Os segmentos de madeira e móveis estão entre os mais afetados pela imposição de tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros, dada sua exposição ao mercado norte-americano.
Em SC, 22,2% da produção do setor de produtos de madeira é exportada para os EUA. No setor de móveis, 12,1% do que é fabricado têm os Estados Unidos como destino.
Leia também:
1. Nova Lei das Calçadas: entenda o que muda com regras aprovadas pela Câmara de Joinville
2. VÍDEO – Motociclista morre em grave acidente com caminhão na BR-101, em Joinville
3. Saiba qual motivo para Parque Zoobotânico estar fechado em Joinville
4. Educação de Joinville abre processo de ingresso para Escola Agrícola em 2026
5. Aos 51 anos, professora de Joinville vai disputar maratona de 42 km nos Estados Unidos
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: