Bacen não é responsável por alerta de golpe em chave Pix, decide Justiça de Joinville
Ação foi protocolada por uma vendedora
A Justiça Federal extinguiu uma ação para que o Banco Central do Brasil (Bacen) fosse obrigado a remover marcações de suspeita de fraude em chaves Pix de uma pessoa usuária do sistema. A 2ª Vara Federal de Joinville considerou que a ação não deveria ter sido proposta contra o Bacen.
Segundo a Justiça de Joinville, responsabilidade de fazer a remoção do alerta é da instituição financeira a que o usuário está vinculado.
“O Bacen apenas garante a veracidade do sistema Pix e mantém o registro das chaves para evitar duplicidade de contas transacionais registradas”, entendeu o juiz Claudio Marcelo Schiesll. “Esse registro [retirada do alerta] é solicitado pela instituição participante do Pix, a pedido do usuário”, concluiu o juiz na sentença do dia 29 de fevereiro.
Entenda o caso
A pessoa que encontrou com a ação é vendedora e utiliza o Pix para receber pagamentos. Segundo ela, um dos clientes, talvez por engano, fez uma denúncia de fraude para a chave Pix.
Por isso, os demais clientes começaram a receber alerta de possível golpe antes de fazer pagamentos. A ação foi proposta em setembro de 2023 e teve liminar negada.
Em sua defesa, o Bacen alegou que não é parte legítima, em sentido jurídico, para responder à ação.
Leia também:
1. Obra no Jarivatuba afeta trânsito e pode deixar bairros sem água nesta terça-feira, em Joinville
2. Parecer recomenda cassação do vereador Mauricinho Soares em Joinville
3. Previsão do tempo: saiba como fica Joinville nesta terça-feira
4. Filho atira contra pai em Araquari após discussão por seguro
5. Ruas no entorno de UBSF de Joinville serão asfaltadas
Assista agora mesmo!
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: