Bailarino da Escola Bolshoi, em Joinville, é contratado para a Ópera de Kazan na Rússia
Arthur Libertini entrou na Escola Bolshoi Brasil, em Joinville, aos 13 anos
Arthur Libertini entrou na Escola Bolshoi Brasil, em Joinville, aos 13 anos
O bailarino Arthur Libertini, de 21 anos, da Cia. Jovem Bolshoi Brasil, em Joinville, foi contratado para a companhia da Ópera de Kazan, na Rússia. No início de maio, ele embarca para Kazan, capital da República do Tartaristão, para dar início a essa nova etapa de sua carreira.
No mês de março, Arthur fez sua primeira viagem internacional, com destino a Kazan para uma audição fechada com o diretor da companhia. Inicialmente, ele acreditava que faria apenas a audição, mas também teve a oportunidade de se apresentar em um espetáculo. Antes da apresentação, participou de aulas e ensaios, onde foi avaliado de perto pelo diretor. No dia do espetáculo, veio a notícia da aprovação para integrar a companhia da Ópera de Kazan.
“Durante todos esses anos no Bolshoi, sempre enxerguei a Rússia como um objetivo de carreira, por conta do balé clássico. Só de estar lá, dançar naquele palco, já me sentia realizado. A Ópera de Kazan é uma das maiores companhias do país, e fazer parte disso é ver todo o meu esforço ao longo desses oito anos no Bolshoi dando resultado”, disse Arthur.
Agora, conquistando seu lugar em uma prestigiada companhia russa, Arthur Libertini dá um novo passo em sua trajetória, realizando o sonho que começou quando ainda era um menino apaixonado pela arte do balé.
Arthur se despede dos palcos do Brasil no dia 27 de abril, com o espetáculo Arte na Beira Mar, com a Escola Bolshoi e Camerata, em Florianópolis.
Natural de Jundiaí, no interior de São Paulo, Arthur Libertini sempre foi uma criança ativa e, ainda pequeno, começou a frequentar aulas de dança de rua por influência de seu primo. Foi na escola de dança que teve seu primeiro contato com o balé e, aos poucos, se apaixonou pela modalidade, descobrindo que poderia seguir uma carreira na dança. Logo percebeu que a Escola Bolshoi seria um dos melhores caminhos para a realização de seu sonho.
Seu processo seletivo em Joinville, no entanto, foi desafiador: um mês e meio antes da audição, quebrou o pé ao cair da cama. Mesmo assim, decidiu seguir em frente e participou da seleção, adaptando-se às limitações físicas. Para sua surpresa, foi aprovado, ingressando na segunda série do curso técnico aos 13 anos.
Durante os sete anos em que estudou na Escola Bolshoi, Arthur contou com o apoio fundamental de seus pais, que sempre incentivaram sua paixão pela dança. Como sua família não pôde se mudar para Joinville, ele viveu com uma mãe social durante sua formação. Formou-se em 2023 e foi contratado para a Cia. Jovem Bolshoi Brasil, onde permaneceu até sua mudança para Kazan.
“Desde criança, sempre quis estar em movimento, nunca conseguia ficar parado. O Bolshoi me deu a oportunidade de transformar essa energia em dança. Eu sabia o que queria para a minha vida, e a escola me mostrou o caminho, ensinando tudo o que eu precisava”, contou Arthur.
A Companhia de Balé da Ópera de Kazan é uma instituição emblemática situada no coração de Kazan, capital da República do Tatarstão, na Rússia. Fundada em meados do século XX, sua história se entrelaça com a rica tradição cultural russa e tatar, fazendo da companhia um dos mais importantes polos artísticos da região. Seu repertório diversificado, que abrange clássicos do balé russo e obras baseadas no folclore local – como o ballet “Shurale” – reflete uma constante busca pela inovação sem perder a essência da tradição. Além de encantar o público nacional, a companhia se destaca em turnês internacionais, reafirmando seu compromisso com a excelência artística e o intercâmbio cultural.
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo e, pela primeira vez, transfere a outro país o método de ensino de balé que consagrou uma das mais respeitadas instituições do mundo.
Com 25 anos de implantação no Brasil, a Escola está localizada na cidade de Joinville e concede bolsas de estudo 100% gratuitas para 264 alunos do curso técnico de 24 estados do Brasil. A instituição busca a melhor formação e garante o acesso de crianças ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes. A missão da escola é formar artistas-cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação.
O complexo escolar é formado por salas para aulas de balé, estúdios de música, ateliê, núcleo de saúde, biblioteca, cantina, espaços culturais e dois laboratórios cênicos. Cerca de 6 mil metros quadrados de absoluta dedicação profissional ao ensino. Espaço ideal para formar artistas da dança dentro da metodologia do Teatro Bolshoi.
Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.
Leia também:
1. Festival de Hip Hop, Comida di Buteco e exposições de arte: veja o que fazer em Joinville neste feriadão
2. Obra de duplicação da avenida Santos Dumont, em Joinville, entra na fase final; confira próximos passos
3. Volante é anunciado pelo JEC para disputa do Brasileirão Série D
4. Equipamento usado em obras portuárias começa a ser implantado na construção da Ponte Joinville
5. Joinville Vôlei decide vaga na semifinal contra o Vôlei Renata nesta quinta‑feira
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: