+

Bailarino do Bolshoi Brasil, em Joinville, contratado para companhia do Canadá

Luiz Anselmo foi contratado pelo The National Ballet of Canada

Bailarino do Bolshoi Brasil, em Joinville, contratado para companhia do Canadá

Luiz Anselmo foi contratado pelo The National Ballet of Canada

Fred Romano | Revisão

O bailarino Luiz Anselmo, 20 anos, da Cia. Jovem Bolshoi Brasil, em Joinville, foi contratado para o The National Ballet of Canada, em Toronto, no Canadá. Luiz é natural de Rio Piracicaba (MG), se formou na Escola Bolshoi em 2022 e a partir de agosto se prepara para novos desafios no exterior.

Luiz Anselmo sempre se destacou durante seus estudos na Escola Bolshoi, mesmo em séries iniciais, interpretava grandes papeis. Aos 10 anos, se mudou para Joinville com a mãe, que trancou a faculdade de História para poder acompanhar o filho em seu sonho de se tornar um bailarino profissional.

Foi na Escola Bolshoi que Luiz se desenvolveu como bailarino, obteve seu primeiro emprego em uma Companhia profissional, a Cia. Jovem Bolshoi Brasil. E agora, no dia 8 de agosto, Luiz Anselmo ingressa na renomada companhia The National Ballet of Canada.

Quem é Luiz Anselmo?

A mãe de Luiz, Silvânia Anselmo Santos, decidiu propor uma mudança em seu estilo de vida aos 5 anos. Entre várias atividades extracurriculares, como inglês, piano e natação, Luiz se apaixonou pela dança.

O menino sedentário que não gostava de Educação Física se viu completamente envolvido no mundo artístico, já com 9 anos realizava apresentações de dança clássica, conjunto, variação, dança contemporânea e jazz, eram mais de seis horas diárias dedicadas a dança.

Em 2014, uma das professoras de dança de Luiz resolveu investir em seu talento e trouxe o menino para a Seleção Nacional da Escola Bolshoi, em Joinville. E para felicidade da professora e da família, Luiz foi aprovado. Seu pai, Alexandre dos Santos, técnico em mineração, foi um dos maiores incentivadores da carreira de Luiz, cuidou de toda a sua documentação para o ingresso na Escola Bolshoi.

“Na minha cidade o preconceito com os homens no balé ainda existia, vários amigos do meu pai perguntavam por que ele não tinha me colocado no futebol. Mas meu pai sempre foi meu maior incentivador, dizia que se eu queria dançar eu iria dançar”, contou Luiz. “Depois que essas pessoas começaram a me ver no palco a cabeça delas também foi mudando, até hoje recebo mensagens perguntando como estou e quando é a próxima apresentação”, completa.

Próximos passos

Antes de deixar o país, o bailarino tem compromissos com a Cia. Jovem Bolshoi Brasil. No dia 22 de junho, haverá uma despedida na Escola Bolshoi, com os melhores trabalhos de Luiz Anselmo na Cia. Jovem.

No Festival de Dança de Joinville, o bailarino encerra sua participação com a instituição, em duas noites memoráveis: 19 de julho com a estreia de Leela, uma coreografia de dança contemporânea da Cia. Israelense Vertigo e no dia 23 de julho, ele é um dos protagonistas do Balé Cinderella, que será encenado na noite de gala do 40º Festival de Dança de Joinville.

The National Ballet of Canada

O The National Ballet of Canada foi fundado em 1951, para apresentar o melhor do balé clássico de contemporâneo. Hoje a companhia conta com 70 bailarinos e é considerada uma das melhores do mundo.

Além das apresentações no seu país de origem, o The National Ballet of Canada realiza turnês internacionais, levando a dança a plateias ao redor do mundo. Seus bailarinos e coreógrafos têm sido elogiados pela sua expressividade, graciosidade e habilidade técnica impecável.

Leia também:
1. Operadora anuncia rede 5G em 14 bairros de Joinville; confira lista
2. VÍDEO – Colisão entre carreta e dois veículos gera filas na BR-101, em Joinville
3. Homem condenado por estuprar criança de 3 anos é localizado e preso em Joinville
4. Brasil registra oito mortes por febre maculosa em 2023; conheça doença
5. PF prende grupo que trazia drogas em voos de Manaus com destino a Joinville


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo