Bailarino francês vem a Joinville para espetáculo gratuito de dança urbana
Catarinenses referências das danças urbanas também se apresentam
Catarinenses referências das danças urbanas também se apresentam
O bailarino francês Jamsy, referência mundial do estilo de dança urbana conhecido como krump, se apresenta pela primeira vez em Joinville. Ele é uma das atrações da Tournée AF, que promove o espetáculo de dança gratuito em Joinville nesta sexta-feira, 16, no Teatro do Sesc. Os ingressos podem ser garantidos no Sympla.
Jamsy apresenta o espetáculo de dança AMP, uma criação que combina krump, música e slam para encenar histórias e reflexões profundas. A montagem, que já passou por alguns dos maiores teatros da França e dos Estados Unidos, propõe ao público uma jornada intensa por meio da dança contemporânea e da expressão de emoções e ideias a partir da linguagem única de krump. Esse estilo de dança urbana nasceu nos guetos de Los Angeles nos anos 1990 e é caracterizado por movimentos rápidos e fluidos.
Segundo o bailarino, AMP é um convite a explorar novas dimensões artísticas, desafiando os limites da dança e celebrando a liberdade de expressão.
Jamsy, nascido em Villepinte, uma comuna francesa próxima à capital Paris, estuda e desenvolve a linguagem do krump há mais de dez anos.
Em 2019, foi campeão mundial de krump na Batalha Internacional Illest. Além do krump, Jamsy é um bailarino multifacetado e com atuação em grandes produções em dança como Les Indes Galantes e Les Chatouilles.
Além da performance AMP, de Jamsy, a Tournée AF | Jamsy + South Flavor também leva para o palco o espetáculo Confluências, da cia South Flavor, projeto de Julia Milan e Gui Fant, duas referências da cena de dança urbana de Santa Catarina.
A montagem combina as linguagens do breaking e do hip hop freestyle, estilos estética e historicamente diferentes, interpretados por corpos com distintas experiências, mas que encontram um ponto de confluência e equilíbrio em fluxo, como dois rios que se unem.
A apresentação foi inspirada pela dualidade presente no universo, a partir do princípio taoísta de Yin Yang, refletindo sobre as forças fundamentais e opostas, mas complementares, que se encontram em todas as coisas.
Julia Milan e Gui Fant são dançarinos de Florianópolis e grandes nomes na cena da dança do estado. O trabalho do duo é pautado no breaking e no hip hop freestyle, com pesquisa cênica que incorpora abordagens contemporâneas sobre essas linguagens.
Além das performances do bailarino francês Jamsy e dos dançarinos catarinenses Gui Fant e Julia Milan, a programação conta ainda com ainda a exibição do curta Les Indes Galantes, dirigido pelo francês Clément Cogitore, com duração de cinco minutos.
O filme adapta parte do balé de Indes galantes, de Jean-Philippe Rameau, com a ajuda de um grupo de bailarinos de krump e três coreógrafos: Bintou Dembele, Grichka e Brahim Rachiki.
A noite termina com uma batalha eletrizante entre o francês Jamsy e o catarinense Gui Fant, do South Flavor, dois talentos extraordinários de dança urbana.
A Tournée AF – Première Édition é um projeto cultural realizado pela Aliança Francesa de Florianópolis, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do governo do estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. O Tournée AF – Première Édition conta com o incentivo da Celesc.
Leia também:
1. Trimania Norte: apostador de Joinville fatura R$ 20 mil
2. Tupy, indústria de Joinville, e Seara fecham parceria para bioplanta
3. Homem de 27 anos é morto a tiros em Joinville
4. Joinville lança licitação para obra do Parque Porto Cachoeira
5. Mulher morre em acidente com moto na BR-101, em Joinville
“Lugar muito bom”: como paixão fez argentina conhecer Joinville e construir uma vida na cidade: