Baile do Chopp reúne famílias e amigos na Sociedade Rio da Prata, em Joinville

Seis mil litros de chope foram preparados para a ocasião

Baile do Chopp reúne famílias e amigos na Sociedade Rio da Prata, em Joinville

Seis mil litros de chope foram preparados para a ocasião

Isabel Lima

O Baile do Chopp aconteceu neste sábado, 4, na Sociedade Rio da Prata, em Joinville. O evento foi organizado em parceria com a cervejaria Millebier, que levou seis mil litros de chope para oferecer ao público. A festa reuniu amigos e famílias em uma retomada da tradição que agita a pista do salão há décadas.

Após frequentar o Rio da Prata com os pais por muitos anos, as irmãs Yasmim e Vitória compareceram no baile sozinhas pela primeira vez. “Faz parte da tradição, a gente não quer deixar a tradição morrer”, confessa Yasmim, de 24 anos.

Isabel Lima / O Município Joinville

Trajadas com roupas germânicas, a dupla trouxe amigos para aproveitar o momento junto e celebrar o costume que criaram quando eram menores. “A gente veio pelos ‘Os Montanari’, é a nossa banda preferida”, conta Vitória, de 15 anos. Elas decidiram guardar energia para a última banda do tribaile, que deve sair do palco só às 4 horas.

Isabel Lima / O Município Joinville

Além da banda favorita das irmãs, o Trio Edelweiss e a banda Pedra no Rim agitaram a pista durante toda a noite.

Millebier

Fundada por frequentadores dos bailes de chope da Sociedade Rio da Prata, a Millebier entrou como promotora do evento pela primeira vez em 2023. Taíse, representante da cervejaria, conta que o pessoal da sociedade foi a Oktober da Mille e propôs a retomada do baile.

Karen, da Sociedade Rio da Prata (à esq.) e Taíse, da Milliebier | Foto: Isabel Lima / O Município Joinville

“A gente falava desde o começo sobre fazer um baile do chope, vamos resgatar”, lembra Taíse. Como já era um sonho dos sócios da cervejaria, as duas equipes se juntaram e organizaram o retorno, com tribaile, seis mil litros de chope e muita diversão.

“Nós colocamos as brincadeiras, no intervalo das bandas vai ter o chope em dúzia, vai ter o pega e toma, para dar uma agitada na galera”, diz Taíse. Quem comprou ingresso, ganhou uma caneca do evento e um vale chope.

Prega e toma | Foto: Isabel Lima / O Município Joinville

Os ingressos foram vendidos desde janeiro e superam as expectativas da organização. Taíse confessa que o grande volume de vendas aconteceu nesta sexta-feira, 3, um dia antes do baile.

A cervejaria levou quatro tipos da bebida, ipa, pilsen, american e chope de vinho. Que foram vendidos em combos ou copos individuais.

Retomando a tradição

Quem trouxe toda a família e ainda aproveitou para reunir os amigos de longa data foram Anderson, Júlio, Emerson e João. “É um baile legal, relembra os velhos tempos de baile do chope”, conta Júlio.

Emerson, Anderson, João e Júlio (da esq. à dir.) | Foto: Isabel Lima

“Depende da idade”, brinca Anderson, que frequenta os eventos do da sociedade, mas não chegou a participar de outro baile do chope antes. Os quatro compareceram no evento pois consideram o local familiar e tranquilo, embora não falte animação para pular na famosa pista do Rio da Prata.

Isabel Lima / O Município Joinville

Veja como foi o evento:


PREPARE-SE PARA UMA VIAGEM NO TEMPO!
No dia 9 de março você vai conhecer a história por trás de casarões históricos de Joinville, em conteúdo inédito e exclusivo. Assista à prévia!

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo