Baile de Carnaval da Liga Joinvilense reúne novos e antigos foliões após dois anos sem evento
Tema da edição de 2023 foram as marchinhas dos anos 60, 70, 80 e 90
Tema da edição de 2023 foram as marchinhas dos anos 60, 70, 80 e 90
Após dois anos, o tradicional Baile de Carnaval da Liga, no Teatro da Liga, aconteceu na noite desta sexta-feira, 17. Quem agitou a noite foi a Pop Band, presente no evento desde 2014.
O tema da edição de 2023 foram as marchinhas dos anos 60, 70, 80 e 90; além de muito samba enredo e tradicional. Comandadas pelo Sady, da Pop Band, Osvaldo Júnior e a Unidos da Liga, o palco emanou alegria durante toda a noite.
Quem deixou para a última hora não conseguiu garantir uma mesa, elas foram
esgotadas antes mesmo do início do baile. “Esse foi o primeiro ano que as mesas esgotaram antecipadamente”, conta Luciano Cavichiolli, administrador do Teatro e Porão da Liga.
“Ele [o baile] parou no final dos anos 90, antes eram cinco noites e duas tardes infantis”, relembra Luciano sobre o período antes do hiato que o baile passou. Como o público sentiu saudades, a Liga da Sociedade Joinvilense decidiu voltar com a festa.
O grupo de Joel concorda. Com uma bandana preta na cabeça, eles chamam atenção no salão do Teatro da Liga. “Foi um passeio que a gente fez no Porto dos Piratas em Porto Belo”, Joel explica. Todos os anos os amigos se juntam e vem com o acessório.
“A gente ia vir com uma camisa aparecendo o esqueleto mas não ficou pronta a tempo”, ele confessa. Quem nunca vai esquecer do baile é o casal Vilmar e Alessandra, pertencentes ao “Bloco dos Sarnas”, como é chamado o grupo de Joel.
O casal se conheceu no baile de 2017. “Foi rápido, ela passou, a gente se olhou e rolou um clima”, lembra Vilmar. Hoje os dois são casados e não perdem uma edição da festa.
As amigas Vânia e Sheila decidiram ir ao baile pela primeira vez neste ano. “Alguns amigos costumam vir, a gente veio porque é um baile bem famoso”, conta Vânia. A dupla se fantasiou de policial pois queriam algo diferente.
“Eu tô procurando um marido, tomara que eu ache aqui mesmo”, brincou Vânia na fila do bar.
Quem também decidiu combinar o figurino foram as amigas de longa data Roseli e Claudete. “A ideia é que somos um bloco de duas pessoas”, brinca Roseli. No começo da noite, elas contaram para reportagem do jornal O Município Joinville que esperavam um clima tranquilo, com muita marchinha e diversão.
Embora o carnaval de rua de Joinville tenha acontecido uma semana antes, o casal Otto e Thiago não conseguiu prestigiar. Para não passar em branco, decidiram comparecer no baile da Liga.
“É uma oportunidade de prestigiar o carnaval joinvilense”, explica Otto. Fantasiado de imperador romano, ele conta que esta é a primeira edição que os dois vem.
Enquanto alguns pulam carnaval ao som das marchinhas, José cuida da entrada do público. Segurança de eventos há 30 anos, ele fala com carinho do Baile da Liga, festa que trabalha já fazem quatro edições.
“Lembra dos tempos antigos”, explica. Questionado sobre o cansaço de tantos anos de trabalho na vida noturna, ele rapidamente nega. “Eu quero mais 90, 30 é pouco”, conclui.
Enquanto José conhece o evento há tempo, Ricardo vende pela primeira vez na entrada da festa de carnaval. “As vendas estão boas hoje”, conta com entusiasmo.
Também no Teatro da Liga, o Baile de Carnaval Infantil da Liga, carinhosamente chamado de Bailinho da Liga, acontece no domingo, 19, com início às 15h e o término às 19h.
O evento promete reunir toda a família e fazer a diversão da “garotada”, com um DJ tocando músicas infantis, pintura de rostos, camas elásticas e infláveis, além de opções de comida.
No Bailinho, o ingresso para as crianças está sendo comercializado a R$ 25 cada. Para os adultos, o valor da entrada é de R$ 40. As entradas podem ser compradas de forma online no site Eticket Center.
PREPARE-SE PARA UMA VIAGEM NO TEMPO!
No dia 9 de março você vai conhecer a história por trás de casarões históricos de Joinville, em conteúdo inédito e exclusivo. Assista à prévia!