Bairros de Joinville abastecidos pela ETA Piraí têm falta de água
Águas de Joinville dá continuidade nos serviços para restabelecer o abastecimento
Águas de Joinville dá continuidade nos serviços para restabelecer o abastecimento
Alguns bairros de Joinville apresentam falta de água nesta segunda-feira, 28. A causa é um bloqueio no sistema de captação de água da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Piraí. No momento, a estação opera com capacidade produtiva parcial.
Equipes da Companhia Águas de Joinville estão dando continuidade nos serviços com o objetivo de restabelecer por completo a produção de água no local. Ainda não há previsão de normalização para o abastecimento.
Confira os bairros que ainda apresentam falta de água:
Algumas localidades do Boehmerwald, Floresta, Morro do Meio, Nova Brasília e São Marcos estão sendo atendidas parcialmente, mas podem passar por intermitências no abastecimento ao longo do dia.
No sábado, 26, o sistema de captação de água foi bloqueado, possivelmente pela queda de um tronco de árvore. Não foi possível a desobstrução no final de semana devido ao nível do rio que, com a chuva intensa e frequente, se manteve em 2,54 metros, sendo que normalmente fica em torno de 1,80 metro.
Ao longo do fim de semana, profissionais da Águas de Joinville atuaram na ETA Piraí e em outras demandas para amenizar os impactos ocasionados pelas fortes chuvas.
No caso da ETA Piraí, foi possível manter a operação parcial, com uma produção de 130 litros por segundo. Além do alto nível do rio, que tornou perigosa a manutenção na área de captação, a alta turbidez prejudicou o andamento dos trabalhos.
A turbidez é a quantidade de sedimentos – folhas, galhos, areia – na água do rio, que aumentou com a forte chuva. Por isso, a ETA leva mais tempo para fazer o tratamento e reduz a produção para que a qualidade da água fornecida à população seja mantida.
Nos locais onde há tubulações conectando o sistema Piraí com o sistema Cubatão, foi possível redistribuir a água. Por isso, uma medida adotada temporariamente foi a realização de manobras no sistema da ETA Cubatão, para abastecer alguns bairros atendidos pela ETA Piraí.
Leia também:
1. Queda de muro, alagamentos e deslizamentos são registrados em Joinville
2. Prefeitura de Joinville abre abrigos emergenciais após as fortes chuvas do fim de semana
3. Chuva em Joinville: confira a previsão do tempo para esta segunda-feira
4. Criminosos arrombam agência bancária e furtam armas em Joinville
5. Deslizamento de terra deixa trânsito lento na BR-280, em São Bento do Sul
– Assista agora:
Confira dicas para decorar sua árvore de Natal e fazer laços decorativos