Bairros de Joinville podem apresentar falta de água devido a enxurrada
Chuvas e desmoronamento na serra Dona Francisca afetaram estações de tratamento de água
A Companhia Águas de Joinville alerta que, em função da forte chuva ocorrida na sexta-feira, 10, as estações de tratamento de água (ETA) do Cubatão e do Piraí reduziram durante a madrugada a velocidade no tratamento de água devido à alta turbidez dos rios. Por isso, alguns bairros da cidade podem apresentar falta de água.
Especificamente no caso da ETA Cubatão, o desmoronamento na serra Dona Francisca ocasionou uma queda de barreira, levando ainda mais sedimentos para o rio. As duas estações operam normalmente na manhã deste sábado, 11, mas o restabelecimento do sistema é gradativo.
Os bairros Adhemar Garcia, Aventureiro, Boa Vista, Bucarein, Comasa, Espinheiros, Fátima, Jardim Iririú, Jardim Paraíso, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim, Parque Guarani, Vila Cubatão e Ulysses Guimarães poderão apresentar pressão baixa na rede ou falta de água durante o dia.
Turbidez
A turbidez é a quantidade de sedimentos – folhas, galhos, areia – na água do rio, que aumenta com fortes chuvas. Parte dessa sujeira vai para os filtros de água que realizam uma etapa essencial no tratamento, mas que diante desse cenário precisam ser lavados com mais frequência do que o normal.
Quando isso acontece, a estação leva mais tempo para fazer o tratamento e reduz a produção, para que a qualidade da água fornecida à população seja mantida.
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização