+

Baleia de mais de 3 metros é resgatada após encalhar em praia de São Francisco do Sul

Animal foi transferido para Florianópolis após atendimento

Baleia de mais de 3 metros é resgatada após encalhar em praia de São Francisco do Sul

Animal foi transferido para Florianópolis após atendimento

Uma baleia de aproximadamente 3,5 metros de comprimento encalhou na praia de Ubatuba no último sábado, 11, em São Francisco do Sul. Ela foi resgatada e transferida para Florianópolis.

A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) monitorou o animal, da espécie cachalote pigmeu adulta (Kogia breviceps), desde a manhã de sábado.

PMP-BS/Divulgação

Para atendimento do cetáceo, a equipe montou uma estrutura com uma piscina na areia da praia. Os veterinários monitoram as frequências cardíaca e respiratória e também trataram o quadro de afogamento e miopatia (fadiga). Eles ainda acompanharam a condição corporal do animal. Os técnicos precisaram manter a hidratação, procedimento essencial para a sobrevivência da baleia.

PMP-BS/Divulgação

A equipe do PMP-BS/Univille solicitou o apoio da Associação R3 Animal, que se deslocou até São Francisco do Sul, para a transferência com transporte adequado da baleia para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos de Florianópolis.

Este é o segundo caso de encalhe desta espécie de cetáceo na região Norte de Santa Catarina em 2023. O primeiro registro foi de um indivíduo que encalhou sem vida no mês de agosto na Praia do Ervino também em São Francisco do Sul.


Assista agora mesmo!

Sargento Junkes leva o pai e o irmão para o bar da Zenaide para contar histórias de família:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo