Baleia-jubarte é encontrada morta em praia de São Francisco do Sul
Foi a primeira ocorrência de encalhe de uma baleia-jubarte já sem vida no ano em praias do Norte catarinense
Uma baleia-jubarte foi encontrada morta neste sábado, 25, pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), da Univille, na praia do Ervino, em São Francisco do Sul. Foi a primeira ocorrência de encalhe de uma baleia-jubarte já sem vida no ano em praias do Norte catarinense.
A informação de que havia uma carcaça de baleia à deriva no mar na altura da boca da Barra do Sul, sentido São Francisco do Sul, foi repassada por pescadores locais. A confirmação do encalhe na praia do Ervino ocorreu no início da tarde.
Com isso, a prefeitura da cidade foi acionada para auxílio na logística, com maquinário e operador, tanto para retirada da baleia da linha do espraiamento quanto para enterro após necropsia.
O animal teria cerca 15 metros de comprimento e estimativa de mais de 20 toneladas. Porém, segundo a médica veterinária Giulia G. Lemos, responsável pelo exame macroscópico do animal, a medida do comprimento total não pôde ser confirmada, pois estruturas anatômicas importantes foram perdidas, como o crânio, nadadeiras peitorais e a coluna estava rompida pelo avançado estado de decomposição.
Além disso, também não foi possível determinar o sexo do animal.
“Durante a necropsia abrimos a cavidade e estava completamente vazia. Provavelmente os órgãos foram ejetados pela boca devido à alta pressão interna exercida pelos órgãos em decomposição”, destaca Giulia.
Segundo a equipe do projeto, foram coletadas amostras de pele, músculo, gordura e vértebras. As peças osteológicas serão depositadas no Acervo Biológico Iperoba, na unidade da Univille em São Francisco do Sul.
Um ponto importante é que durante a análise da carcaça, os técnicos constataram que havia uma corda longa, firmemente entrelaçada ao redor da cauda da baleia.
Segundo encalhe
Este foi o segundo encalhe de baleia registrada neste ano no Trecho 5, que corresponde as praias monitoradas diariamente pela Univille, abrangendo os municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá.
O primeiro registro foi de uma baleia-de-bryde (Balaenoptera brydei) também em decomposição avançada na praia de Itaguaçu, também em São Francisco do Sul, em outubro.
Confira mais imagens:
Leia também:
1. Acidente na Serra Dona Francisca deixa vítimas presas às ferragens, em Joinville
2. Multinacional abre 200 vagas temporárias em Joinville para início em janeiro
3. Veja como participar do “Dia de Doar” em Joinville nesta terça-feira
4. CDL e Sindilojas iniciam campanha de Natal em Joinville com mais de R$ 100 mil em prêmios
5. Homem é agredido com taco de beisebol após discussão em Joinville
Assista agora mesmo!
Fotos até em velório? No Bar da Zenaide, fotógrafo conta histórias inusitadas de trabalhos já feitos: