Banhistas resgatam pinguim em São Francisco do Sul
Animal passará um período na Univille para recuperação
Animal passará um período na Univille para recuperação
Um pinguim da espécie pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi resgatado por banhistas na praia de Ubatuba, em São Francisco do Sul, no último domingo, 3. Ele foi entregue para a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP/ BS Univille – Trecho 5) e está em tratamento.
De acordo com o projeto, o animal estava responsivo, mas debilitado e desidratado. Ele apresentava falhas de empenamento na região dorsal, ao redor dos olhos e em nadadeiras peitorais. Ainda de acordo com o comunicado, o pinguim tinha marcas que sugerem ferimento por rede de pesca.
Os especialistas afirmam que não é comum a presença de pinguins na região neste período do ano. A espécie costuma frequentar o litoral norte de Santa Catarina durante o período migratório, entre junho e setembro, quando saem das Ilhas Malvinas e regiões sul de Argentina e Chile em busca de águas mais quentes e alimento.
Durante esse período, é comum que pinguins mais jovens, em primeira viagem, se percam do grupo principal e venham a encalhar nas praias da região.
De acordo com o projeto, o animal ficará um período na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille, onde receberá hidratação, alimentação e medicação para depois ser enviado para a reabilitação na Associação R3 Animal, em Florianópolis.