Barra Velha exonera secretário e afasta médico em caso de suposta negligência médica após morte de criança por dengue
MP-SC investiga morte de Sofia Emanuelli Ribeiro Pereira
Nesta terça-feira, 2, a Prefeitura de Barra Velha exonerou o Secretário de Saúde, após conversa entre o prefeito Daniel Pontes da Cunha (PSD) e o agora ex-secretário Rogério Pinheiro. O município afastou também preventivamente o médico que atendeu a Sofia Emanuelli Ribeiro Pereira, de 4 anos, que morreu de dengue tipo D na tarde deste domingo, 31.
Segundo a prefeitura, o afastamento acontece a fim de investigar a conduta médica no atendimento da criança, que morreu antes de ser internada no Hospital São José, em Jaraguá do Sul, com diagnóstico de dengue, após passagem pelo Pronto-Atendimento municipal.
“A decisão foi tomada em conjunto com o ex-secretário a fim de que as atividades de investigação promovidas pelo município não sofram interferências, buscando resguardar a pessoa do ex-secretário, enquanto se desenvolve o procedimento administrativo de apuração dos fatos”, informa a prefeitura em nota.
“O Município de Barra Velha, na pessoa do Prefeito e de todos os seus servidores, lamenta o óbito da menor Sofia Emanuelli Ribeiro Pereira, e informa que irá esclarecer os fatos a população e punir eventuais culpados, com o rigor que a situação merece, dentro da legalidade administrativa”, finalizou a nota.
MP-SC vai investigar suposta negligência médica
O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) abriu uma investigação para apurar a possível negligência médica no caso da morte de Sofia Emanueli. Sofia teria sido atendida três vezes no Pronto Atendimento de Barra Velha e liberada, mas morreu após complicações.
O MP-SC solicitou à Secretaria Municipal de Saúde e ao Hospital e Maternidade Jaraguá cópias dos prontuários médicos e a identificação dos profissionais envolvidos nos atendimentos. O órgão também requisitou à Delegacia de Polícia a abertura de um inquérito policial.
O promotor de Justiça Renato Maia de Faria enfatizou a necessidade de esclarecer os fatos e responsabilizar os envolvidos, independentemente da sindicância já anunciada pela prefeitura de Barra Velha.
Mãe alega negligência
Durante a internação de Sofia, a mãe da menina alegou negligência nos primeiros atendimentos. Sofia recebeu paracetamol na primeira visita ao centro de saúde, sem consulta médica.
Após o segundo atendimento, saiu com receita de antibiótico, mas piorou rapidamente. Foi levada novamente ao pronto-atendimento, onde foi reanimada e encaminhada para Jaraguá do Sul, onde morreu na unidade de terapia intensiva (UTI).
Leia também:
1. Catarinense de 19 anos é a bilionária mais jovem do mundo
2. Oito apostas de Joinville acertam a quadra no concurso 2707 da Mega-Sena
3. Trecho para importante avenida de Joinville tem mão inglesa implementada; saiba em qual
4. JEC Futsal vence mais uma fora de casa e mantém 100% na LNF
5. Diretor de empresa do Norte catarinense morre após acidente no Peru
Assista agora mesmo!
Alemão vem a Joinville a passeio e se apaixona por joinvilense: