+

Basketerapia: conheça projeto de Joinville que une esporte e cuidados com saúde mental

Iniciativa também cobra vereadores por melhorias em quadras públicas

Basketerapia: conheça projeto de Joinville que une esporte e cuidados com saúde mental

Iniciativa também cobra vereadores por melhorias em quadras públicas

Lucas Koehler

Unir basquete e cuidados com a saúde mental, esse é o objetivo do projeto “Basketerapia”, em Joinville, que reúne pessoas para praticar e aprender a jogar o esporte, além de visar, no futuro, ensinar crianças de periferias da cidade a praticar a modalidade.

De acordo com o coordenador do projeto, Fábio de Jesus, de 35 anos, o grupo também busca reformar quadras públicas e mobilizar a prefeitura e iniciativas privadas para colaborarem com melhorias nos espaços em que se pratica o esporte.

A basketerapia nasceu justamente por cobranças aos vereadores para reformar praças em más condições. Fábio conta que visitou gabinetes de vários vereadores e apresentou fotos de quadras irregulares em Joinville.

Atualmente, de acordo com ele, existem apenas três quadras de basquete na cidade inteira em condições ideais de jogo, sendo elas no Adhemar Garcia, Aventureiro e Guanabara. “Nossa intenção é que ampliem opções por todas as localidades. A demanda pelo basquete é gigante na cidade”, pontua.

Saúde mental: cesta de três pontos

Fábio destaca que a proposta de juntar basquete com cuidados da saúde mental se dá porque a prática esportiva libera hormônios do prazer, fazendo o cérebro combater a depressão, além de trabalhar a auto confiança, espírito coletivo e ajuda a criar novas amizades. “A comunidade do basquete se ajuda e muito”, diz.

Fábio de Jesus, idealizador do projeto Basketerapia | Foto: Divulgação

Ele afirma que o lema do projeto é a quadra ser uma forma de tratamento, por isso a união dos nomes. “Jogando por amor e amor pelo jogo”, explica.

Resgate de sentimentos em quadra

O projeto também quer resgatar o amor pelo basquete de rua. Em abril, a Basketerapia promoveu um campeonato com 16 equipes na modalidade 3×3, com premiações de medalhas.

Vencedores de um evento apoiado pela Basketerapia | Foto: Divulgação

A intenção da iniciativa é realizar torneios em todas as regiões de Joinville, formando um circuito amador de basquete de rua no município.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo