X
X

Buscar

Bebês recebem antídoto para veneno de cobra por engano em maternidade de Canoinhas

Nenhum efeito colateral foi registrado nos 11 recém-nascidos que receberam o medicamento errado

Bebês receberam, por engano, uma vacina com antídoto de veneno de cobra no lugar da dose contra hepatite B. Caso aconteceu na maternidade do Hospital Santa Cruz de Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina, na última sexta-feira, 11. Nenhum efeito colateral foi registrado nos 11 recém-nascidos que receberam o medicamento errado.

Os bebês estão sendo monitorados de perto pela equipe do hospital. Eles receberam a dosagem de 0,5ml do antídoto. Para efeito de comparação, uma pessoa com picada de cobra receberia três ampolas, equivalente a 30ml.

O que diz o hospital

Em nota publicada para a imprensa, o Hospital Santa Cruz de Canoinhas identificou o erro na administração de medicamentos na maternidade e o caso está sendo apurado por meio de sindicância interna.

A unidade hospitalar reforçou que nenhuma reação adversa foi identificada nos recém-nascidos, que não estão internados. Os bebês permanecem estáveis e sob acompanhamento, junto com as famílias.

“Desde o primeiro momento, o Hospital adotou todas as medidas de assistência e acolhimento às famílias e aos recém-nascidos envolvidos, que vêm e serão monitorados de forma contínua por nossa equipe multidisciplinar”, diz parte da nota.

A Secretaria de Saúde de Canoinhas foi comunicada sobre o caso na segunda-feira (14) pela Regional de Saúde de Mafra. Em nota, a prefeitura reforça que a administração da vacina não é responsabilidade do município, mas da equipe do Hospital Santa Cruz de Canoinhas, pois o erro foi cometido dentro da maternidade da unidade.

Leia também:
1. Confira lista de postos com a gasolina mais barata em Joinville
2. Torcida lança projeto para erguer estátua de Nardela em homenagem aos 50 anos do JEC
3. Novos radares serão ativados em vários pontos da BR-101; saiba locais
4. Equipes de Joinville brilham em Campeonato Catarinense de inverno de natação
5. Pesquisa mostra que Joinville está entre as cidades que mais consomem ultraprocessados no Brasil


Assista agora mesmo!

Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: