Black Friday: Procon de Joinville dá dicas de como evitar golpes
Tradicional dia de promoções acontece nesta sexta-feira
Tradicional dia de promoções acontece nesta sexta-feira
A Black Friday acontece nesta sexta-feira, 29. Com isso, o Procon de Joinville deu dicas de como evitar golpes. De acordo com a gerente do Procon, Cristiane Berger, entre os principais golpes, estão os relacionados a preços muito abaixo dos praticados no mercado.
“É muito comum o consumidor estar procurando, por exemplo, um eletroeletrônico de um valor alto e chega na Black Friday esse preço está muito abaixo do esperado. Por exemplo, um smartphone que usualmente custa em torno de R$ 5 mil, passa a aparecer por R$ 1 mil, um valor irrisório se comparado ao preço real. É aí que o consumidor tem que acender o sinal de alerta e desconfiar”, alerta a gerente.
Os grupos utilizam diferentes tipos de golpes, podem criar páginas falsas que simulam e-commerce, além de perfis falsos em lojas de redes sociais. É preciso ficar atento também a promoções por e-mails, SMS, mensagens de WhatsApp e redes sociais.
“Compras feitas em sites desconhecidos podem trazer promoções inexistentes. Se a loja não for conhecida, faça uma pesquisa no site Reclame Aqui ou junto ao Procon”, orienta Cristiane.
Outra orientação é registrar a compra com um print (foto da tela). “Nós recebemos algumas denúncias de pessoas que fizeram as compras e foram canceladas após o pagamento com a desculpa de que o valor era muito abaixo do esperado. Se existe a propaganda e o valor não é muito abaixo do que está no mercado, se caracteriza como um produto da Black Friday. Nesses casos, podemos solicitar o cumprimento da oferta, mas para isso precisamos de provas, por isso a importância dos prints”, destaca a gerente.
Os golpistas também clonam sites de varejistas conhecidos para induzir os consumidores ao erro. A recomendação é que o consumidor faça uma pesquisa de preços do produto que deseja comprar. E quando escolher a loja, o ideal é digitar diretamente o endereço do site na barra do navegador. Não clique em links enviados por e-mails, SMS ou aplicativos de mensagens.
A dica é dar preferência para o uso de cartão virtual nas compras online. E se for pagar com pix, só fazer o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o vendedor fornecer o código QR Code, conferir atentamente todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem vai receber o dinheiro. Isso também vale para pagamentos com boletos.
“No caso de compras online, o consumidor tem o direito de arrependimento. Se a pessoa recebeu em casa um produto que não era o divulgado na Black Friday, ela pode se arrepender em até sete dias do recebimento do produto”, diz Cristiane. No caso de suspeita de golpe, a orientação é registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil.
– O prazo de entrega pode variar e o importante é essa informação ficar clara ao consumidor. Ele precisa saber dentro de quantos dias o produto vai chegar.
– Nota fiscal é direito do consumidor. Se o lojista se recusar, o cidadão pode fazer uma queixa junto à Secretaria da Fazenda do Estado.
– Se o consumidor acha que foi vítima de algum golpe, ao procurar o Procon, é preciso ter em mãos, um pedido de compra, um comprovante de pagamento, prints das conversas de WhatsApp (se a compra foi feita pelo aplicativo de mensagens, áudios não são aceitos).
– Antes de comprar, pesquise em sites de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. Verifique os comentários de outros consumidores, se a loja demora para entregar, se já teve problemas anteriores e como se posiciona para solucionar os possíveis problemas registrados.
– Cuidado com compras feitas em sites estrangeiros, as regras do Código do Consumidor não se aplicam se o site não tiver representantes no Brasil.
– Consulte sempre a página oficial da loja.
– Verifique a reputação do fornecedor.
– O prazo de arrependimento para compras on-line ou por telefone é de sete dias a partir da entrega do produto.
– Verifique antecipadamente a política de troca da loja.
Leia também:
1. Saiba quando Maria Fumaça de Natal passa por Joinville e região em 2024
2. Empresa de produtos odontológicos abre vagas de emprego em Joinville
3. Jovem de SC morre em acidente de trânsito na Itália e família pede ajuda para trazer cinzas da vítima
4. Polícia Científica de Joinville pede ajuda para identificar corpo encontrado no Paranaguamirim
5. Saiba quando voltam as aulas em Joinville em 2025 na rede municipal
Taiwanesa achou que cemitério de Joinville era um parque: