BNDES se manifesta sobre nomeação de ministros do governo Lula a cargos em conselho de empresa de Joinville

Anielle Franco e Carlos Lupi foram anunciados na última sexta-feira

BNDES se manifesta sobre nomeação de ministros do governo Lula a cargos em conselho de empresa de Joinville

Anielle Franco e Carlos Lupi foram anunciados na última sexta-feira

Fred Romano

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou uma nota sobre a nomeação de ministros do governo Lula (PT) a cargos no conselho empresa joinvilense Tupy. A nota foi divulgada nesta quarta-feira, 30.

O Conselho de Administração da Tupy conta com dois novos membros após a renúncia dos titulares. O informativo sobre as mudanças foi divulgado na última sexta-feira, 25. O acionista BNDES indicou dois nomes que compõem a equipe do governo Lula: a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, irmã de Marielle Franco; e o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, para os cargos.

Conforme a nota do BNDES, os mandatos dos indicados da gestão anterior não foram renovados. Carla Primavera e Fabio Rego Ribeiro deixaram os cargos que agora passam a ser ocupados pelos ministros. Durante o período de atuação, Carla foi coordenadora e membro do Comitê de Estratégia, Inovação e Sustentabilidade. Fabio atuou no Comitê de Pessoas, Cultura e Governança.

“A indicação de lideranças dos setores público e privado para conselhos de administração das investidas da BNDESPAR é um movimento natural, que busca levar essa experiência às instâncias estratégicas dessas empresas”, informa.

A BNDESPAR possui direito a indicação de membros para 34 vagas em Conselhos de Administração, garantidas por Acordos de Acionistas em um total de 27 empresas investidas. Dessas 34 vagas de conselho de administração mencionadas acima, atualmente 31 encontram-se ocupadas, sendo que 19 por funcionários de carreira do BNDES em atividade e dois ministros de estado.

A nota ainda informa que a escolha se baseia em experiências específicas dos dois ministros.

Confira abaixo a explicação:

“No caso específico de Tupy, a ministra Anielle Franco, reconhecida liderança da sociedade civil nas temáticas da igualdade racial e de gênero, possui capacitação aderente à política de indicação do BNDES em colegiados, tendo dois mestrados, sendo um no Brasil e outro no exterior, e tendo sido fellow da Ford Foundation e da Open Society Foundation e conselheira de organizações da sociedade civil como Instituto Peregum, Mulheres Negras Decidem, Datalab e auxiliou na criação da Casa Sueli Carneiro. Além disso, a indicação da ministra avança no desafio da inclusão de mulheres e negros na alta administração de empresas – uma das metas da política de indicação do BNDES em colegiados – em um cenário no qual apenas 19% de mulheres ocupam esse espaço e 3% são negros.

Já o ministro Carlos Lupi tem destacada experiência administrativa no setor público, tendo ocupado diversos cargos executivos e de conselhos, tais como: Conselho Fiscal do SESC, Conselho de Administração do BNDES, Conselho Nacional da Previdência Social, presidente do Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT e presidente do Conselho Curador do FGTS.”

BNDES possui ações da Tupy

O BNDES possui 28% das ações da Tupy, indústria metalúrgica. Em reunião, o conselho de administração concluiu que “inexistem elementos que evidenciem que os candidatos não estão aderentes aos critérios” da Política de Indicação de Membros do Conselho de Administração da Companhia e que se enquadram nos critérios de independência do Regulamento do Novo Mercado e do Estatuto Social da Tupy.

Conforme documentos disponibilizados aos investidores no site da empresa, a quantia de R$ 3.900.486,68 foi reservada para o pagamento dos salários dos nove conselheiros de administração durante 2023 e mais R$ 1,652 milhão para os conselheiros que também participarem de comitês. O

O valor é dividido entre os conselheiros para remuneração fixa mensal e proporcional às atribuições, responsabilidades e demanda de tempo. Segundo o documento da assembleia-geral, o presidente do conselho pode ter salário maior do que dos demais membros devido às atribuições específicas.

Leia também:
1. Homem é morto com tiros na cabeça no bairro Jardim Paraíso, em Joinville
2. Homem é morto a tiros em praça no bairro Aventureiro, em Joinville
3. Restauração do abastecimento: Águas de Joinville conclui obra na rua Ottokar Doerffel
4. Previsão do tempo em Joinville: veja como será quinta-feira
5. JEC confirma chegada de mais dois jogadores para disputa da Copa SC


Assista agora mesmo!

Casa de bispo a hotel: a fascinante história do Palácio Episcopal de Joinville”:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo