Bolsonaro declara luto oficial de três dias pela morte da rainha Elizabeth II
Decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União
O presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou luto oficial de três dias pela morte da rainha Elizabeth II. A monarca morreu nesta quinta-feira, 8, no palácio de Balmoral, na Escócia. O decreto foi publicado nesta quinta-feira em edição extra do Diário Oficial da União e foi assinado por Bolsonaro e Carlos Alberto Franco França, Ministro das Relações Exteriores do Brasil.
Confira documento:
A rainha havia sido colocada sob supervisão médica nesta quinta, 8, após sua equipe de saúde expressar preocupação com seu quadro.
Veja quem assume a coroa britânica após morte da rainha Elizabeth
Os quatro filhos da rainha, o príncipe Charles, herdeiro do trono, Andrew, Anne e Edward, além de William, seu neto, viajaram para o palácio de Balmoral, na Escócia, onde a rainha estava. O outro neto, princípe Harry e a esposa Meghan Markle, também viajaram para a Escócia. As duquesas Catherine, mulher de William, e Camila, casada com Charles, também foram ao castelo.
Rainha
Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em Mayfair, Londres, no dia 21 de abril de 1926. Assumiu o trono britânico em 1952, e foi coroada em 1953. Ela era filha de Jorge VI e tornou-se rainha por conta da morte de seu pai.
A rainha vinha apresentando problemas de saúde desde 2021 e estava comparecendo cada vez menos em cerimônias.
No início de junho, Elizabeth II completou 70 anos de reinado e comemorou o Jubileu de Platina. As festividades foram reduzidas por conta dos problemas de saúde.
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização