X
X

Buscar

Bombeiros de Joinville detalham resgates de famílias e animais no RS

Mais de 3,5 mil vítimas, entre pessoas e animais, já foram resgatadas por bombeiros de SC

O coordenador da Defesa Civil de Joinville, Jairo Machado, está de volta ao município após participar, junto com um grupo especializado em resgate aquático do Corpo de Bombeiros Voluntários, em operações de busca e salvamento de vítimas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Na manhã desta quarta-feira, 15, Jairo conversou com o jornal O Município Joinville e detalhou o cenário de destruição que encontrou no estado gaúcho com água chegando ao teto das casas. Ele também falou sobre os resgates das pessoas que ficaram ilhadas nas residências.

“Na primeira missão, a gente foi em Candelária, que fica mais no interior do Rio Grande do Sul. Essas regiões não tiveram muitos alagamentos, mas tiveram muitos deslizamentos e precisamos abrir novos acessos. No segundo momento, estivemos em Porto Alegre, onde fizemos diversos resgates e conseguimos tirar mais de 100 pessoas das residências e mais de 200 animais. Estamos acostumados com desastres, pois é algo que fazemos há muito tempo, porém não nessa magnitude, pois vários bairros foram atingidos e a água ainda não desceu”, conta.

Coordenador da Defesa Civil, Jairo Machado, ao lado do bombeiro voluntário Fernando Quadra. Fred Romano/O Município Joinville

Outro integrante do grupo que participou dos resgates foi Fernando Quadra, que também já retornou para a cidade. O socorrista lembra que um dos dias mais marcantes para ele foi quando realizou um resgate de um autista que estava preso dentro de casa.

“Me lembro de um resgate que fizemos onde tiramos um autista, de aproximadamente 30 anos, de uma residência. Ele estava com muito medo de entrar na água, mas o único acesso que a gente tinha até ele era pela água. Então, redobramos a nossa atenção para acalmar ele, para fazer a retirada com segurança e levá-lo para o abrigo”, diz o bombeiro.

Assista o vídeo:

A equipe de Fernando resgatou mais de 100 pessoas e 200 animais. Ele conta que a principal dificuldade era chegar nos locais onde a embarcação não chegava, além de presenciar a tristeza da população com a destruição das casas.

“Tem lugares que a gente passou em que a embarcação passava por cima do telhado da casa e dificultou a gente ter acesso. Mas, o que mais me chamou a atenção foi ver as pessoas deprimidas e tristes tendo que abandonar o conforto do seu lar”, conta.

Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina/Divulgação

CBMSC em Rio Grande do Sul

Desde o início das enchentes no Rio Grande do Sul, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM-SC) já enviou mais de 90 socorristas para ajudarem no resgate das vítimas em diversas regiões do estado com revezamento das equipes de Força-Tarefa (FT).

Segundo o Centro de Comunicação do CBM-SC, os 49 bombeiros militares que atuaram no estado gaúcho nos últimos sete dias, retornam para Santa Catarina e outros 42 seguem para dar continuidade ao trabalho de busca e salvamento.

Até o momento, as equipes de bombeiros de Santa Catarina já resgataram mais de 3,5 mil vítimas entre pessoas e animais.

Leia também:
1. Saiba quem são os vencedores do concurso Comida di Buteco em Joinville em 2024
2. Psol processa deputados por fake news sobre enchentes no RS
3. Com retorno de Sargento Lima à Alesc, saiba como fica mandato de Maurício Peixer
4. Tupy tem queda no lucro e registra valor histórico na geração de caixa
5. Prefeitura convoca responsáveis por sepulturas abandonadas em cemitério de Joinville; confira lista


Assista agora mesmo!

Amor à primeira vista trouxe paraguaia para Joinville: