Bombeiros resgatam espécie de escorpião da América do Norte em Schroeder
Animal foi encontrado em uma madeireira da cidade
Um escorpião gigante de chicote foi resgatado na manhã desta quinta-feira, 30, pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Schroeder em uma madeireira localizada no Centro da cidade. Segundo a corporação, esta não é uma espécie comum na região.
Os bombeiros foram acionados para o resgate e quando chegaram ao local, os trabalhadores já haviam conseguido capturar o animal, que apareceu de forma voluntária. Ele foi levado pelos socorristas, que agora aguardam os órgãos responsáveis para fazerem o recolhimento. Durante a ocorrência, a Defesa Civil, Polícia Militar Ambiental e o Ibama foram acionados.
Segundo a guarnição, a espécie mais comum na região é o escorpião amarelo. Já o gigante de chicote, é proveniente da América do Norte. Os bombeiros acreditam que o animal possa ter chegada até aqui por conta do comércio ilegal de animais.
A espécie
Conhecido como mastigoproctus giganteus, o escorpião gigante de chicote também pode ser chamado de vinegaroon gigante ou grampus, contam os bombeiros. Ele é uma espécie de escorpião de chicote da família Thelyphonidae.
Essa espécie pode crescer entre 40 e 60 milímetros, sem contar a cauda, que é longa, fina e semelhante a um chicote. A partir da base dessa cauda, o escorpião pode pulverizar uma substância composta por 85% de ácido acético, utilizado para a defesa. A substância é o principal componente do vinagre, por isso o animal leva também o nome de vinagreroon.
Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.
Você já nos segue no Instagram? Clique aqui para acompanhe as notícias também por lá e participar de sorteios.