Bombeiro Voluntário de Joinville se aposenta após 26 anos de corporação
Edson Marques de Oliveira fez seu último plantão na quarta-feira, 12
A última noite de plantão de Edson Marques de Oliveira, 52 anos, foi como todas as outras: sacou seu uniforme, se dirigiu até à Unidade dos Bombeiros Voluntários de Joinville e ficou à disposição para mais uma ocorrência.
No entanto, a quarta-feira, 12, teve um sentimento diferente. Após 26 anos, Oliveira se aposentou da corporação. O sentimento, segundo ele, é uma mistura de nostalgia com dever cumprido.
“Fiquei praticamente três dias sem dormir por causa disso, mas a última noite foi bem tranquila”, conta Oliveira.
Em mais de duas décadas de serviços prestados à comunidade, o socorrista reserva muitas histórias, tristes e felizes. Ele lembra que já atendeu a muitas ocorrências com vítimas fatais, mas também teve a possibilidade de salvar muitas vidas.
“Eles ficaram tão agradecidos, que queriam nos pagar com dinheiro. Mas nós não cobramos, fazemos por amor à profissão”, conta Oliveira.
O socorrista diz que entrou na corporação por influência de um primo e, desde então, se dedicou apenas a salvar vidas. Agora, após a aposentadoria, pretende aproveitar mais as filhas e seu cachorro, Dino.
“É muito gratificante ser bombeiro, salvar vidas. Não há dinheiro que pague esse sentimento. Deixo a corporação com sentimento de dever cumprido”, diz.