Bombeiros Voluntários de Joinville comemoram 128 anos em live
Neste ano, a cerimônia presencial de comemoração vai dar lugar a homenagem virtual por conta da pandemia do novo coronavírus
Neste ano, a cerimônia presencial de comemoração vai dar lugar a homenagem virtual por conta da pandemia do novo coronavírus
São 128 anos de histórias de salvamentos e resgates que o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) celebram 128 anos de fundação nesta semana. Por causa da pandemia da Covid-19, não haverá a cerimônia presencial. A comemoração será feita por meio de uma live, transmitida a partir das 19h30 desta segunda-feira, 13, nas redes sociais do CBVJ.
O público poderá acompanhar de casa as apresentações da Banda dos Bombeiros, os procedimentos de salvamento dos bombeiros, como atendimento pré-hospitalar, resgate em altura, aquático e incêndio, além do lançamento do documentário “Heróis do Século”. Para evitar aglomerações, a live terá a presença do comando e apenas um bombeiro representado cada grupo de homenageados.
“Apesar das restrições, não poderíamos deixar de, adequados com o ‘novo normal’, deixar de levar nossa mensagem de agradecimento aos bombeiros, à comunidade e aos apoiadores da corporação”, diz agora o presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Moacir Thomazi.
No decorrer de 2019, os voluntários prestaram 183,7 mil horas de serviços à comunidade. São 410 voluntários que dedicaram mais de 500 horas à comunidade, com destaque para o bombeiro voluntário e coordenador da Regional Sul, Jailson Aparecido De Jesus Nery que, em 12 meses, completou 2 mil 148 horas em escalas.
“Temos muito o que agradecer aos bombeiros neste aniversário. Tivemos um ano de muita colaboração e crescimento impactante no número de horas de serviços voluntários”, observa, por sua vez, o comandante Carlos Antônio Kelm.
Esta será a segunda vez na historiando CBVJ que os bombeiros voluntários deixam de promover festa em comemoração ao aniversário de fundação. A anterior ocorreu em 1917, nos seus 25 anos, por causa da Primeira Guerra Mundial.
Na comemoração dos 128 anos, a homenagem por tempo de adesão será entregue a 46 bombeiros com cinco anos de dedicação; 20, com dez anos; seis, com 20 anos; cinco, com 25 aos; três, com 30 anos; e dois, com 35 anos de trabalho voluntário. Além disso, será lembrada a Equipe Tradição.
O evento vai manter, ainda, outra tradição da entidade: a entrega da Machadinha e o título de Sócio Remido a quem contribui financeiramente há mais de 40 anos para a manutenção da corporação. Este ano, três contribuintes atingiram esta marca.
Em sintonia com a realidade estabelecida pela pandemia, será lançado o documentário “Heróis do Século”. A trajetória e o pioneirismo da corporação, bem como sua participação na construção de uma cidade segura serão distribuídos em 15 capítulos. O primeiro episódio será exibido durante a live. Na sequência, todos os capítulos serão disponibilizados no canal da CBVJ no Youtube.