X
X

Buscar

Bombeiros Voluntários de Joinville comemoram 132 anos com cerimônia de homenagens nesta sexta-feira

Cerca de 300 bombeiros serão homenageados

Os Bombeiros Voluntários de Joinville completarão 132 anos de fundação neste sábado, 13, e comemoram a data com homenagens a bombeiros e benfeitores da entidade nesta sexta-feira, 12.

No mesmo evento, serão celebrados os 40 anos do Programa Bombeiro Mirim e os 20 anos da Banda dos Bombeiros. A cerimônia, a partir das 19h, será realizada na Unidade Central da corporação, com a presença de autoridades, amigos e familiares dos bombeiros. A unidade fica na Rua Jaguaruna, 13.

A cerimônia será aberta com a homenagem aos 184 bombeiros com mais anos de trabalho no Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) — em anos múltiplos de cinco, até 35 — completados nos anos de 2023 e 2024; e aos 94 com mais de mil horas de dedicação em escalas operacionais em 2022 e 2023.

Os destaques são os bombeiros voluntários Geraldo de Moraes, que cumpriu 6.626 horas; Leandro Liberto dos Santos, com 3.985 horas; e Bruno Alan Ribeiro Simões, com 3.374 horas somadas nos anos de 2022 e 2023.

A Machadinha Simbólica e o título de Sócio Remido por mais de 40 anos de contribuição serão estendidos a seis pessoas: os bombeiros voluntários Salésio Coan Sombrio e Bento Ademir Maliceski; e aos contribuintes Nestor Wolfgramm, Raul Landmann, Hermes Strucker e Antonio José Trentine.

“Comemorar os 132 anos é um momento de gratidão e muito orgulho para a nossa entidade, a organização não governamental mais antiga do país”, diz o presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Moacir Thomazi. “Orgulho, porque jamais fechamos as portas e atuamos dentro dos padrões dos órgãos reguladores. E gratidão aos nossos contribuintes, que nos permitem essa condição”, completa.

O presidente também destaca a atualização de parte da frota de veículos de emergência — quatro novas ambulâncias foram ativadas no primeiro semestre deste ano — e, em especial, a reestruturação e ampliação da atuação do Programa Bombeiro Mirim.

Desde o início deste ano, o programa encampou o Projeto Cidadão do Futuro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que leva práticas esportivas, ciência e contato mais próximo com a natureza, clube de leitura, noções de primeiros socorros, como evitar acidentes em casa e até mesmo combate a incêndio no contraturno da Escola Municipal Presidente Castello Branco. Em 2025, o programa deve abraçar outro projeto educativo, o Aluno Guia, também em parceria com o Executivo Municipal.

Leia também:
1. Novo condomínio industrial entre Araquari e Joinville inicia fase de negociação dos primeiros lotes
2. Abertas inscrições para concurso público do Ifsc; confira cargos e como se inscrever
3. Homem é condenado por matar advogado na frente de casa em São Francisco do Sul
4. Novo parque de diversões, Top Park, chega a Joinville
5. Morador de rua morre atropelado por moto em Brusque


Assista agora mesmo!

Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco: