Brasil passa a adotar esquema de dose única contra o HPV
Anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade
A vacinação contra o HPV no Brasil, a partir de agora, passa a ser feita em dose única. O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, nessa segunda-feira, 1º. Até então, o país utilizava um esquema de duas doses para combater a infecção, principal causadora do câncer de colo de útero.
Nísia pediu ainda que estados e municípios façam uma busca ativa por jovens com até 19 anos que não receberam nenhuma dose da vacina. Segundo ela, em 2023, foram aplicadas 5,6 milhões de doses do imunizante. “O maior número desde 2018 e um aumento de 42% no número de doses aplicadas em relação a 2022”.
“Agora, temos mais vacinas para proteger nossa população contra os riscos causados por esse vírus. Usar apenas uma dose de vacina foi uma decisão baseada em estudos científicos, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, destacou.
Quem pode se vacinar
A imunização no Brasil, atualmente, é indicada para meninos e meninas de 9 a 14 anos; vítimas de abuso sexual de 15 a 45 anos (homens e mulheres) que não tenham sido imunizadas previamente; pessoas que vivem com HIV; transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea; e pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos.
Leia também:
1. Adolescente de 15 anos é apreendido com pornografia infantil em Joinville
2. Obras de hospital devem ser retomadas em até 60 dias em Araquari
3. Ministério Público ajuíza ação para coibir danos ambientais durante limpeza de rios em Joinville
4. Região de Joinville registra maior número de ocorrências do Samu durante a Páscoa
5. Projeto que autoriza pessoas com autismo e síndrome de Down a usar vagas exclusivas em Joinville é aprovado
Assista agora mesmo!
Alemão vem a Joinville a passeio e se apaixona por joinvilense: