Brincadeiras e comidas: conheça atrações da primeira festa junina na praça de Joinville
Evento continua neste sábado
Evento continua neste sábado
A primeira Festa Junina São João de Joinville começou na noite desta sexta-feira, 7. O evento inédito acontece na Praça da Bandeira, em frente ao Terminal de Ônibus Central.
Neste sábado, 8, o evento continua. A festa conta com apresentações culturais, gastronomia típica e brincadeiras. Entre as comidas típicas de festa junina estão: pinhão, milho-cozido, pipoca, maçã do amor e arroz-doce. E a bebida tradicional da festa período também está disponível, o quentão.
Além disso, o evento tem barraquinhas com diversos doces, desde algodão-doce até espetinhos de morango cobertos por chocolate. Outra opção é a culinária baiana com acarajé.
Para aqueles que preferem as brincadeiras, uma barraquinha foi montada com pescaria; boca do palhaço; jogo de argolas; e tiro ao alvo. Quem completa a cartela de brincadeiras tem direito a brinde.
Nesta sexta-feira, a Banda Forrozeiros animou o público com as tradicionais canções de festa junina. Após a apresentação do grupo, foi realizada uma quadrilha pelo grupo de passinho Flashmania.
A praça foi totalmente decorada, com bandeirinhas coloridas por toda a extensão. Uma grande fogueira cenográfica foi montada. Também foram preparados espaços “instagramáveis”.
O evento é encabeçado pela TS Eventos e apoiado pela Prefeitura de Joinville. A organizadora do evento, Talita Silva, revela que sempre teve vontade de realizar uma festa junina.
A expectativa da organização é de que 10 mil pessoas passem pelo evento. “Nossa expectativa é muito positiva porque a cidade está cada vez mais participando dessas festas”, comentou o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth.
“Festa tá legal, bem organizada e o espaço é grande. Esse tipo de festa inclui a população”, comenta Fernando Cruz. Ele foi ao evento com amigos.
Junto de Fernando estava Francisco Chateaubriand, de Seattle, nos Estados Unidos. O estadunidense conta que tem o costume de escutar música brasileira. “Gosto muito do forró, eu amo ver as pessoas aqui celebrando e se divertindo”, disse. Ele também aproveitou a festa para experimentar o espetinho brasileiro.
Explore a riqueza da história de Joinville com o Casarão Neitzel: