X
X

Buscar

Na CDL, Buligon diz que quer secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Joinville

Entidade entregou ofício pedindo apoio a dois projetos no município

O novo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Luciano Buligon, esteve na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville nesta quinta-feira, 18. Na ocasião, recebeu projetos para o Centro e pedido de apoio a duplicação das ruas Ottokar Doerffel e Ministro Calógeras. Buligon afirmou que precisa de um secretário adjunto e espera que ele seja joinvilense.

“Aqui tem um ambiente empreendedor. Precisamos desta união para preencher as lacunas. Quando voltar para a cidade, quero trazer indicativos e apresentar ações”, declarou.

Buligon tomou posse no 8 de fevereiro. Procurador de carreira de Chapecó, foi eleito vice-prefeito do município em 2012, assumiu a prefeitura em 2015 e foi eleito prefeito em 2016.

O vice-presidente administrativo e de patrimônio da CDL, Marcos Bittencourt, representou o presidente José Manoel Ramos no encontro. Ele apresentou duas demandas: o cabeamento subterrâneo na região central e a duplicação do acesso pela rua Ottokar Doerffel e Ministro Calógeras.

“Para a CDL, saber que o secretário de planejamento é qualificado e comprometido com o empreendedorismo nos deixa mais otimistas”, revelou.

Cabeamento

A entidade solicitou que a SDE ajude nas negociações com a Celesc para a ampliação da rede de fiação subterrânea. Atualmente, aproximadamente cinco quilômetros de rede na região central já estão implantados.

Cerca de 4,2 mil metros já têm projeto aprovado, faltando somente a execução do mesmo. A entidade ainda propõe que pouco mais de dez quilômetros de cabeamento subterrâneo sejam instalados.

Além de eliminar a poluição visual causada pelos postes e fios, a CDL defende que outro benefício é a redução da manutenção da rede devido à redução das interrupções no fornecimento de energia.

Elton Costa/Divulgação

Duplicação

Sobre a obra de duplicação das ruas Ottokar Doerffel e Ministro Calógeras, a intenção é que o trajeto se transforme na entrada principal de Joinville na direção da área central.

O coordenador da Câmara Multissetorial do Centro, Álvaro Cauduro, revelou que estas reivindicações ajudarão a melhorar a autoestima dos joinvilenses, muito abalada com os prejuízos da área central devido as obras de macrodrenagem do Rio Mathias.

“Muitas lojas fecharam no Centro e ainda tem o problema dos ambulantes e andarilhos. O governo do Estado e a Celesc podem ajudar a melhorar esta região que contempla a história, a cultura, o turismo, a gastronomia e o comércio”, defendeu.

O vice-presidente de Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Carlos Antônio Grendene, afirmou que é um projeto de fácil execução. “Pois o traçado atual é propício para a duplicação”, alegou.

Projetos elogiados

O secretário Luciano Buligon considerou as propostas “pé no chão” e prometeu trabalhar para que sejam atendidas.

A vereadora Tânia Larson, representante do presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Maurício Peixer, parabenizou o governador Carlos Moisés por indicar alguém tão experiente para a pasta.

“Ter um adjunto de Joinville será de extrema importância para atender as demandas. Joinville precisa da atenção do Estado e sabemos que com o Buligon as coisas vão acontecer.”


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube