Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Busca pelo termo “cigarro eletrônico” cresce 1200% em SC em 2023

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Busca pelo termo “cigarro eletrônico” cresce 1200% em SC em 2023

Raul Sartori

Cigarro eletrônico
Em 2023, a busca pelo termo “cigarro eletrônico” cresceu mais de 1.200% em SC, conforme levantamento no Google Trends divulgado ontem. Outra pesquisa, do Ipec, também do ano passado, mostrou que SC possui uma incidência de 2,2% da população total que consome cigarros eletrônicos, que são proibidos.

Ser visto 1
A troca do comando da área de comunicação pelo governador Jorginho Mello deu-se por vários motivos. Um deles era que apesar das grandes conquistas de seu primeiro ano de governo, reconhecidas no estado, não estavam – e ainda não estão – sendo vistas ou percebidas pela mídia nacional. A propósito, é preciso destacar que os maiores jornais não têm dado importância maior a ele simplesmente por ser bolsonarista. Esse vínculo é dado, especialmente por “O Globo” e “Folha de S. Paulo”, toda vez que se referem a ele, com viés pejorativo e até irônico.

Ser visto 2
A propósito, Jorginho está sendo notícia nacional, nas últimas horas por resolver que as instituições de ensino não precisam exigir a carteira de vacinação no ato de matrícula. A medida contraria o governo federal que, em janeiro deste ano, incluiu o imunizante da covid-19 no plano obrigatório previsto para crianças de até cinco anos de idade.

Ser visto 3
Recentemente, Jorginho também revogou um decreto estadual que obrigava a vacinação de professores. Sete prefeitos estão seguindo o governador até agora, desobrigando a vacinação: Blumenau, Joinville, Brusque, Criciúma, Chapecó, Jaraguá do Sul e Balneário Camboriú. Os Ministérios Publico Estadual e Federal estão preparando ações.

Decolagem
O aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, fechou 2023 com a pior avaliação de qualidade dos serviços em uma lista de 12 concedidos à iniciativa privada, conforme divulgou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Pelas suas regras, o índice máximo de qualidade é de 2% e o mínimo -7,5%. O Floripa Airport ficou empatado com o de Fortaleza na melhor posição, com 1,8%. Guarulhos ficou na pior, 0,47%.

Não
Diante da manifestação dos criciumenses, que através de pesquisa se manifestaram contrários (90% deles) ao aumento do número de vereadores, dos atuais 17 para 21, o prefeito Clesio Salvaro (PSD) ordenou a seus aliados que desistam, agora, de tal ideia. Percebeu que se for adiante será um desastre para as pretensões eleitorais de candidatos a prefeito e vereador. Realmente, um suicídio político, pelo menos no momento.

Urnas 2024
O PL, que tem a maior bancada na Câmara dos Deputados, decidiu que lançará 14 deputados como candidatos à prefeituras de Norte a Sul do país. De SC há apenas um nome: Julia Zanatta, em Criciúma.

Correção
Bráulio da Silva Machado, o árbitro que deu show no jogo entre São Paulo e Palmeiras, domingo, é lagunense e não imbitubense, conforme erroneamente informado aqui. Nasceu em 18 de maio de 1979. Viveu um tempo em Imbituba e depois mudou-se para Tubarão, onde reside. É tão querido e admirado que a Câmara de Vereadores aprovou a concessão do título de cidadão honorário para ele, a ser entregue em maio.

Toffoli
Ver, ouvir e ler as decisões do inqualificável ministro “supremo” Dias Toffoli faz lembrar célebre discurso feito no plenário do Senado em 1914 por Rui Barbosa. Uma frase se tornou célebre e se mantém atualíssima: “De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.

Influência negativa
Milhões de brasileiros se deixam levar por milhares de “influenciadores” e “influenciadoras” que, mediante pagamentos, fazem loucuras, mas só depois se sabe das suas funestas consequências, neles ou em quem lhes deu crédito. Duas, só de ontem: uma perdeu parte do lábio após fazer procedimento com substância proibida; outra submeteu-se um procedimento arriscado em termos de saúde para ficar com o pescoço mais fino.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo