+

Cabeleireiro de Joinville ganha Tesoura de Ouro em etapa de concurso nacional

Seleção aconteceu em Canoas, no Rio Grande do Sul

Cabeleireiro de Joinville ganha Tesoura de Ouro em etapa de concurso nacional

Seleção aconteceu em Canoas, no Rio Grande do Sul

Yasmim Eble

Joinville foi representada no maior concurso de estética, cabelo e comércio do Brasil, o Tesoura de Ouro. Davi Custódio, de 37 anos, é morador de Joinville e trabalha há 15 anos como cabeleireiro. Na última terça-feira, 13, ele ganhou o concurso Tesoura de Ouro, ficando em 4º lugar na região Sul, dentre 30 participantes de diversas categorias.

Davi foi convidado há oito meses para participar do concurso da região Sul, que reúne profissionais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No início, 40 profissionais participaram das etapas de corte, transformação, coloração e penteados. Davi ficou entre os dez finalistas. 

Para Davi, esse concurso é um desafio. “Tive que arcar com produtos, passagem, hospedagem e transporte até Canoas, mas tive muita força de vontade em trazer esse primeiro título para Joinville”, relata o cabeleireiro. Além do Tesoura de Ouro, Davi estava concorrendo para a Tríplice Tesoura e o Tesoura de Diamante. 

“Meu sonho é conseguir a Quíntupla Tesoura e, quem sabe, levar o nome de Joinville para o mundial”, diz Davi. Essa é a segunda vez que o profissional participa do concurso. A primeira foi há seis anos, antes de chegar em Joinville.

O concurso se divide em etapas estaduais, regionais e nacionais. A última etapa é o mundial, sem local definido até o momento, mas que acontecerá em 2023. 

Trajetória como cabeleireiro

Davi é formado pela Pivot Point e pela Llongueras, na Argentina. Ele também tem cursos na Federação de Escolas Profissionais de Cabeleireiros e Similares do Brasil, sendo o estudo o seu maior guia durante seus anos como profissional. 

“Minha especialidade são treinamentos para profissionais do básico ao avançado com cortes, mechas e penteados”, explica. Davi também realizou um curso de Gestão e Gerenciamento, sendo o primeiro cabeleireiro com certificação internacional. 

Além dos estudos, Davi está sempre preocupado e curioso com as novas tendências e técnicas para que fique por dentro de tudo que envolve mudanças no cabelo. É por isso que além dos cortes, o morador de Joinville dá aulas, sendo um dos únicos que pode dar certificado internacional aos seus alunos. 

“Eu ensino aos meus alunos que, como cabeleireiro, é importante prezar sempre pela saúde do cabelo em primeiro lugar. Com a fibra hidratada, forte e saudável, o serviço realizado ficará muito mais bonito”, explica Davi. Segundo o morador de Joinville, o mundo da beleza precisa cada vez mais de pessoas que tenham conhecimento mais amplo dos produtos, resultados e de tudo que o cliente necessitar.

Para ele, o cabeleireiro é o profissional que corta, raspa, tinge, descolore, mas também que muda e ajuda na autoestima de muitas mulheres e homens, ouvindo a necessidade de cada modelo e cliente. “Amo muito a minha profissão e sei que cada dia é um desafio diferente”, comenta.

Trabalhos voluntários

Davi também comanda um conjunto de ações focadas em cortes de cabelo em lar de idosos e ONG ‘s em Joinville e região. Chamado de Tesoura do Bem, o projeto reúne alguns profissionais para cortar o cabelo e treinar corte de cabelo de forma gratuita. 

“Doamos nosso tempo e nosso trabalho para ajudar as pessoas com sua autoestima”, relata. As ações se tornaram ferramentas importantes para proporcionar melhor integração e assim ajudar o próximo.

– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo