Mortes no trânsito de Joinville caem 34% entre 2018 e 2019

Segundo dados da Dive-SC, maior parte das vítimas é de homens motociclistas

Mortes no trânsito de Joinville caem 34% entre 2018 e 2019

Segundo dados da Dive-SC, maior parte das vítimas é de homens motociclistas

Fernanda Silva

No último ano, 57 pessoas morreram no trânsito de Joinville. O número é cerca de 34% menor do que em 2018, quando a cidade registrou 87 vítimas fatais em acidentes. Os números são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC).

Ainda segundo os dados, a maior parte das vítimas fatais são homens, com idade entre 20 e 49 anos, motociclistas. Foram 43 homens mortos contra 14 mulheres. Dos 57 acidentes, em 19 a vítima estava de moto.

Ciclistas e pedestres ficam logo atrás com 14 e 13 vítimas, respectivamente. Dez pessoas morreram em acidentes de carro, sendo que quatro eram passageiras.

Em 2018, os números foram maiores: 31 motociclistas morreram no trânsito de Joinville, seguidos de 13 motoristas de automóveis, 11 pedestres e dez ciclistas, entre outros meios de transporte, incluindo uma vítima de acidente aéreo.

Segundo o gerente de Trânsito Atanir Antunes, a maior causa de acidentes com mortes é o excesso de velocidade. Além disso, o álcool, a falta de atenção no momento da direção e o celular também contribuem para o registro de multas e batidas fatais.

Redução pode ser reflexo da lentidão

Antunes explica que o número de mortes no trânsito vem diminuindo em Joinville por conta da lentidão do tráfego. “A nossa cidade está cada vez mais devagar e isso se deve ao aumento da frota. A cada mês, cerca de 1.600 novos veículos entram no nosso trânsito, que fica parado e ocorrem menos acidentes”, comenta.

De fato, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que entre 2017 e 2018, o número de carros aumentou em cerca de 9 mil na cidade, que passou para uma frota de aproximadamente 263 mil automóveis. Os números de 2019 ainda não foram disponibilizados pelo IBGE.

Confira onde mais aconteceram acidentes

Segundo o Detrans de Joinville, o local que mais registrou acidentes de trânsito com ou sem vítimas fatais em 2019 foi a rua Dona Francisca com 148 ocorrências. Confira a lista completa:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo