X
X

Buscar

Câmara aprova aumento do número de deputados; entenda impacto em SC

Bancadas federal e estadual de Santa Catarina passarão por mudanças; texto vai ao Senado

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, 6, o projeto de lei que aumenta de 513 para 531 o número de vagas na Casa em razão do crescimento populacional. O texto mantém o tamanho das bancadas que perderiam representantes segundo o Censo de 2022. A mudança será a partir da legislatura de 2027.

A proposta ainda depende de aval do Senado. Quando o aumento de representantes estiver aprovado por completo, Santa Catarina terá, durante as eleições de 2026, mais quatro vagas federais em disputa. A quantidade passará de 16 para 20.

Além disso, a Assembleia Legislativa (Alesc) contará com mais quatro deputados estaduais, passando de 40 para 44 parlamentares no total. O impacto no parlamento catarinense ocorre em razão da proporcionalidade que há em relação à bancada federal.

“Acréscimo modesto de 3,5%”, diz relator

O texto a ser enviado ao Senado é um substitutivo do relator, o deputado Damião Feliciano (União-PB), para o projeto de lei 177/23, da deputada Dani Cunha (União-RJ).

O relator optou por uma abordagem política em vez do cálculo diretamente proporcional previsto na lei complementar 78/93, revogada pelo texto. “Estamos falando de um acréscimo modesto de 3,5%, enquanto a população nos últimos 40 anos cresceu mais de 40%”, defendeu.

A necessidade de rever a distribuição de cadeiras surgiu após decisão, em agosto de 2023, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao acatar uma ação do governo do Pará que apontou omissão do Legislativo em atualizar o número de deputados de acordo com a mudança populacional, como previsto na Constituição.

Impacto orçamentário

A criação de novas cadeiras implicará impacto orçamentário de R$ 64,8 milhões ao ano, segundo informações da Diretoria Geral da Câmara, a ser absorvido pelas previsões orçamentárias de 2027, quando começa a próxima legislatura com a nova quantidade.

Outro impacto que deverá ser alocado é o de emendas parlamentares que os novos representantes passarão a ter direito de indicar no âmbito do Orçamento da União.

Leia também:
1. Jovem de 20 anos é atropelada ao atravessar rua em Joinville
2. Vigorelli pode se tornar bairro oficial de Joinville
3. Vereador propõe criação do Dia dos Legendários em Joinville
4. Guarda Municipal de Joinville recupera carga de fertilizantes avaliada em mais de R$ 50 mil
5. Duas pessoas ficam encarceradas após colisão entre carro e caminhão em Araquari


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: