Lara Donnola/O Município Joinville
Câmara aprova aumento no limite de altura de construções em áreas específicas de Joinville
Projeto foi aprovado na quarta-feira
Foi aprovado pelos vereadores na sessão desta quarta-feira, 20, o projeto de lei que aumenta o limite de altura (gabarito) para novas construções em áreas de alta densidade populacional de Joinville, classificadas como Setores de Adensamento SA-03.
O objetivo é incentivar a verticalização urbana e, assim, promover um desenvolvimento mais eficiente da cidade.
No setor SA-03, o limite sobe de 15 para 30 metros. Esses setores estão presentes na maioria dos bairros, exceto na área central.
A proposta busca atender ao crescimento populacional e à demanda por moradia, principalmente em bairros da zona Sul e Leste, que já apresentam alta densidade demográfica, justificam os vereadores Lucas Souza (Republicanos), Tânia Larson (União Brasil), Pastor Ascendino Batista (PSD), Kiko da Luz (PSD), Adilson Girardi (MDB) e Pelé (MDB).
Ainda segundo os autores, o projeto deve beneficiar a economia, estimulando a criação de empregos na construção civil e aumento da arrecadação de impostos. Além disso, mais unidades habitacionais serão construídas para atender a demanda, oferecendo opções mais acessíveis.
Também deve haver ganhos para a sustentabilidade, com uso mais eficiente do solo, reduzindo a necessidade de expansão para áreas periféricas; e para a qualidade de vida, com estímulo a uma cidade mais “policêntrica”, onde comércio e serviços ficam próximos às moradias, diminuindo o tempo de deslocamento.
O texto também faz um apelo social, citando o direito à moradia digna como um direito fundamental e ressaltando que a verticalização pode ajudar a resolver problemas históricos de falta de moradia para a população mais vulnerável.
Leia também:
1. Morre Ivo Coradelli, famoso farmacêutico de Joinville, aos 66 anos
2. Ladrões fazem buracos em paredes e furtam lotérica no Centro de Joinville
3. Empresa inaugura subestação de energia que vai gerar 100 empregos em Joinville
4. Zé Trovão nega ter ameaçado Alexandre de Moraes e afirma ter sido mal interpretado
5. MP-SC denuncia suspeito de tentar matar colega de trabalho em São Francisco do Sul e revela motivação
Assista agora mesmo!
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: