Câmara aprova mudanças para agentes comunitários de saúde em Joinville
Proposta atende determinação do TCE-SC
Proposta atende determinação do TCE-SC
Na sessão ordinária da Câmara desta terça-feira, 13, os vereadores aprovaram projeto, que altera normas relacionadas ao cargo de agente comunitário de saúde em Joinville
Com autoria da Prefeitura, a proposta atende determinação do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC) e modifica a legislação municipal para adequar regras de ingresso, regime jurídico e remuneração da categoria.
O texto estabelece que os agentes passarão a ser regidos pelo regime estatutário previsto em lei complementar de 2008, passando a ter direitos e deveres iguais aos demais servidores municipais.
Entre os direitos está a contabilização do tempo de serviço prestado anteriormente à alteração de regime jurídico, que será computado para fins de concessão de adicional de tempo de serviço (triênios), bem como para previdência no regime próprio.
O ingresso na carreira seguirá por concurso público, com dedicação em tempo integral e requisitos previstos em legislação municipal e federal.
Em relação à remuneração, o projeto cria a tabela salarial “ACE”, válida para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, com jornada semanal de 40 horas e vencimento inicial de R$ 3.036.
Antes de ser enviado para sanção do prefeito Adriano Silva (Novo), o projeto ainda passa por uma segunda votação, que está prevista para a sessão ordinária desta quarta-feira, 24.
O cargo de Agente Comunitário de Saúde tem por atribuição as atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações educativas, domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas nas áreas urbana e rural de Joinville, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Leia também:
1. Nova Lei das Calçadas: entenda o que muda com regras aprovadas pela Câmara de Joinville
2. VÍDEO – Motociclista morre em grave acidente com caminhão na BR-101, em Joinville
3. Saiba qual motivo para Parque Zoobotânico estar fechado em Joinville
4. Educação de Joinville abre processo de ingresso para Escola Agrícola em 2026
5. Aos 51 anos, professora de Joinville vai disputar maratona de 42 km nos Estados Unidos
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: